A AI+ Expo que se irá realizar em Washington DC entre 2 e 4 junho 2025 será um evento no qual os líderes da indústria, da academia, do governo e do setor público convergirão para discutir tecnologias de ponta e as suas implicações e, também, para estabelecer colaborações que irão moldar o futuro da Inteligência Artificial.
Este evento irá incluir uma área com expositores; 3 dias de programa repletos de palestras, painéis de discussão e demonstrações técnicas; eventos especiais organizados por organizações parceiras; espaços de networking. Na edição de 2024 que contou com mais de 10.000 visitantes, estiveram presentes 145 expositores, participaram mais de 400 oradores e foram realizados cerca de 20 eventos paralelos.
Os EUA representam um mercado estratégico para o setor tecnológico português, principalmente no que respeita à inovação, ao investimento e ao desenvolvimento tecnológico. As empresas portuguesas de TICE têm beneficiado do acesso a hubs de inovação, aceleradoras e programas de internacionalização (parcerias com a Techstars e o Plug and Play). É um mercado que impulsiona tendências globais em IA, cloud computing, cibersegurança, fintech, healthtech e outras áreas emergentes e concentram a maior parte do venture capital global. É onde estão as GE tecnológicas que todos conhecemos, o que facilita a integração de soluções portuguesas em cadeias globais de valor. Acresce a maturidade do mercado que tem permitido que startups portuguesas testem, validem e escalem soluções em setores altamente dinâmicos.
Dada a relevância do evento e as oportunidades associadas, a participação da AICEP no AI+2025 pode ser altamente estratégica, no reforço da marca "Portugal Tech", com destaque para promover Portugal como um hub de inovação em IA atrativo para IDE, em tecnologia, inovação e desenvolvimento de IA. No que diz respeito à internacionalização de empresas portuguesas, a presença da AICEP possibilitará a o estabelecimento de conexões entre empresas e potenciais investidores, clientes e parceiros internacionais.