A Quidgest, multinacional de origem portuguesa pioneira na utilização de IA generativa para o desenvolvimento automático de software, anuncia o lançamento da edição 2026/2027 do seu Observatório Internacional.
Depois de uma primeira edição centrada no impacto da IA na transformação digital, esta nova edição reflete um momento de maior maturidade no debate. O foco sai da simples adoção tecnológica para temas como governação, responsabilidade, autonomia dos sistemas, interoperabilidade, soberania dos dados e impacto real no negócio. Desta vez, o Observatório aprofunda o papel dos agentes de IA (sistemas capazes de planear e executar tarefas) e as condições em que a sua utilização é considerada aceitável, segura e eficaz.
Participe neste Observatório respondendo ao questionário.
A participação no estudo é anónima e está aberta a pessoas e organizações de qualquer país. O questionário demora menos de 10 minutos a responder e ficará disponível até 31 de março de 2026, estando a apresentação dos resultados prevista para o final do primeiro semestre do ano.
Quem responder ao questionário do Observatório Quidgest 2026-2027, terá acesso aos resultados do Observatório Quidgest 2024-2025, que reúne perspectivas de 35 países, 51 gráficos comentados e 24 tendências chave que ajudam a compreender como a IA está a influenciar decisões, modelos operacionais e estratégias digitais a nível global.
Voltar
Empresas
Lançamento do Observatório Internacional da Quidgest
Observatório da Quidgest regressa para analisar maturidade e impacto da IA nas organizações.
Quidgest/AICEP
21/01/2026