Destacando-se como o primeiro país do mundo a tornar o acesso a transportes públicos completamente gratuito, o Luxemburgo tem implementado soluções inovadoras que combinam liberdade de circulação rodoviária com alternativas de transporte sustentáveis. A dimensão reduzida do país, aliada ao rápido crescimento populacional e à presença diária de mais de 200.000 trabalhadores transfronteiriços (cerca de 47% da força de trabalho), cria uma pressão única sobre o sistema de transportes e torna o tema da mobilidade central para a competitividade da economia nacional. Acresce ainda o papel estratégico do país como hub logístico europeu, que exige respostas integradas para pessoas e mercadorias.
A abordagem luxemburguesa distingue-se de outras regiões europeias por não procurar substituir o carro particular por modelos de “mobilidade como serviço”. Em vez disso, aposta num modelo híbrido que permite articular o uso do automóvel com transportes coletivos e soluções partilhadas, promovendo uma experiência de viagem contínua.
O Luxemburgo afirmou-se como um polo de desenvolvimento tecnológico no setor automóvel, contando com cerca de 700 empresas neste ecossistema, entre fornecedores, prestadores de serviços e startups que desenvolvem soluções sustentáveis e de smart mobility. Esta rede permite experimentar novas tecnologias e facilita parcerias entre indústria e investigação, fortalecendo a capacidade de inovação do setor.
O país investe ainda fortemente em infraestruturas digitais para mobilidade, incluindo aplicações que permitem otimizar rotas e tempo de deslocamento, além de sistemas de gestão de tráfego baseados em inteligência artificial. A disponibilização de dados públicos de transporte, combinada com conectividade 5G, cria um ecossistema favorável à inovação de soluções de mobilidade data-driven.
Em 2025, o Estado estima alocar aproximadamente 4,6% do PIB (cerca de €3,9 mil milhões) a investimentos que incluam transportes públicos, infraestruturas rodoviárias, estradas e inovação tecnológica para mobilidade. O aumento do “Roads Fund” de €395 milhões para €480 milhões até 2028, assim como o reforço dos fundos para comboios e autocarros descarbonizados, demonstra o compromisso do país com a sustentabilidade e a modernização da mobilidade.
Para além da componente ambiental, a mobilidade inteligente é também um motor de crescimento económico no Luxemburgo. O setor representa hoje milhares de postos de trabalho qualificados e continua a atrair investimento privado significativo.
Ao conjugar políticas públicas consistentes com a atração de empresas tecnológicas e startups, o Luxemburgo tem conseguido não apenas diversificar a sua economia, mas também consolidar-se como destino competitivo para investimento internacional em mobilidade sustentável.
A posição do país é reforçada pelo Automobility Campus, que integra agora um incubador dedicado a start-ups e PME do setor. Este espaço funciona como ponto de encontro entre empresas, centros de investigação e grandes fornecedores internacionais, criando condições únicas para testar e escalar soluções de mobilidade digital, autónoma e sustentável. A gestão a cargo do Technoport, uma incubadora de referência no país, garante apoio especializado ao desenvolvimento de novos modelos de negócio, enquanto a ligação a universidades e institutos de investigação assegura acesso direto a talento e conhecimento de ponta. Este ecossistema evidencia uma aposta clara na inovação colaborativa, onde público e privado se alinham para acelerar a transformação da mobilidade.
O Plano Nacional de Mobilidade 2035 (PNM 2035) do Luxemburgo concretiza o compromisso com a sustentabilidade através de intervenções de grande escala que visam responder à pressão crescente sobre os transportes e ao imperativo climático. O país está a investir numa nova linha ferroviária de cerca de 7 km entre Luxemburgo e Bettembourg, para duplicar capacidade, reduzir congestionamentos e aumentar a frequência dos comboios.
Paralelamente, está previsto remodelar o corredor da autoestrada A4, entre a capital e o sul do país, transformando-o num eixo multimodal que incluirá um elétrico de alta velocidade, pista ciclável expressa e melhorias ao sistema de autoestradas e cruzamentos rodoviários, tudo isto com vista a reduzir o uso do carro privado, melhorar a eficiência do trânsito e diminuir emissões.
A sustentabilidade está também presente na promoção da mobilidade ativa, através da construção de ciclovias seguras e da ligação destas a paragens de transporte público, facilitando a combinação de bicicleta com outros meios de transporte. Outro eixo essencial é o incentivo à transição energética, visível na expansão da rede de carregamento elétrico, que inclui estações de alta potência em autoestradas e pontos de carregamento em zonas urbanas, acompanhados de políticas de incentivo ao uso de veículos elétricos.
O caminho seguido pelo Luxemburgo no setor da mobilidade mostra como a aposta em políticas públicas consistentes pode transformar um desafio estrutural numa vantagem competitiva. Ao investir na digitalização, na mobilidade autónoma e em soluções sustentáveis, o país posiciona-se como um laboratório vivo de tendências que moldam o futuro dos transportes na Europa. Esta visão de longo prazo reforça a relevância do Luxemburgo como exemplo de como alinhar crescimento económico com sustentabilidade e inovação social.
Para as empresas portuguesas da fileira da mobilidade, o mercado luxemburguês pode oferecer excelentes oportunidades de negócios e de cooperação com parceiros locais na implementação de soluções tecnológicas, fundamentalmente, nas áreas das energias renováveis, eficiência energética, materiais ecológicos e digitalização e mobilidade urbana.

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Tendências & Oportunidades
Mobilidade no Luxemburgo:
Investimento, sustentabilidade e oportunidades.
AICEP Bélgica/Luxemburgo
20/10/2025