Portugal voltou a marcar uma forte presença no MIPCOM Cannes, um dos mais relevantes eventos dedicados ao setor do audiovisual, que decorreu entre 13 e 16 de outubro, no Palais des Festivals daquela cidade francesa. Cerca de 70 participantes nacionais estiveram no evento, numa edição que procurou focar-se nos criadores digitais e na sua integração com produtores, plataformas, marcas e distribuidores tradicionais.
A Portugal Film Commission e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) partilharam o espaço do stand português com a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), RTP, SIC e TVI. Um espaço conjunto onde se promoveram coproduções internacionais, se divulgou o talento nacional e se afirmou o país como um destino competitivo para filmagens e pós-produção.
No dia 14 de outubro, a Portugal Film Commission promoveu o cocktail “Tune in to Portugal”, um momento de networking e partilha de projetos nacionais e internacionais em que participaram 53 portugueses e 49 profissionais internacionais.
Na ocasião, foram apresentados os projetos Casa Abrigo, série da Fado Filmes apoiada pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção, Lisbon Noir, da See My Dreams e com apoio do Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção, The Collector: You’re Next, coprodução internacional da Coral Europa e Isla Audiovisual para a RTP e Prime Video, e a série internacional Cold Haven, uma coprodução entre SPi, Glassriver, RTP e Símmin, com elenco português e islandês.
A presença institucional do ICA e da Portugal Film Commission, a par do envolvimento de todas as empresas e profissionais do setor ao longo desta edição do MIPCOM Cannes, contribuiu para reforçar a visibilidade e projeção do setor audiovisual português, potenciando o seu crescimento e internacionalização.