Há apenas dois operadores europeus de satélites óticos de muito alta resolução, e a Geosat é um deles. Esta empresa portuguesa, criada em 2021, tem-se dedicado às áreas da defesa e segurança desde que foi criada, e fornece imagens e análise de dados para os mais variados palcos de operações.
A história da Geosat é a história da criação, em Portugal, de um operador espacial global. Estabelecida em 2021, como um empreendimento conjunto do CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), da Omnidea (empresa aeroespacial) e do AIR Centre (rede Atlântica de Centros de Investigação), a empresa iniciou operações com a aquisição de dois satélites em órbita e o estabelecimento de parcerias globais, nomeadamente com a mexicana Thrusters e a norueguesa KSAT.
Começou a vender sobretudo imagens para coberturas regionais, monitorização de colheitas e apoio à defesa e segurança em regiões remotas. Mais tarde, a Geosat começou a disponibilizar informação extraída das imagens e a detetar, por exemplo, o que tinha mudado ao longo dos últimos dias, meses ou anos, veículos, aeronaves e navios, ou que tipo de estradas existem numa região, para permitir um melhor planeamento logístico. Essas imagens, praticamente em tempo real, permitem melhorar o conhecimento situacional no terreno, integrar dados de diferentes fontes e analisá-los.
Leia aqui o artigo completo.