A indústria automóvel polaca, incluindo o setor da mobilidade elétrica, é o 2.º maior setor industrial da economia polaca, responsável por 8% do PIB polaco e 8% do total de emprego na indústria do país (contando com cerca de 400 mil empregados, direta e indiretamente, incluindo fornecedores e indústrias conexas).
O valor da produção automóvel polaca, incluindo o setor da mobilidade elétrica, foi de cerca de 52 mil milhões de euros em 2023, o que representou um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior.
A Polónia é, atualmente, o centro europeu de produção avançada de peças e componentes para automóveis convencionais e elétricos.
Importa ter em conta que a cadeia de aprovisionamento do setor automóvel possui cerca de 900 fabricantes de componentes automóveis (Tier 1, Tier 2 e Tier 3) instalados no país.
A Polónia foi o líder europeu na produção e na exportação de baterias de ião de lítio para mobilidade elétrica, bem como o maior produtor mundial destas em 2023 (com uma quota de 6% do respetivo mercado mundial, seguindo-se à China, com uma quota de 77%).
As exportações polacas de baterias de ião de lítio atingiram o valor de 10,5 mil milhões de euros em 2023, o que traduziu um crescimento de 27% face a 2022 (e de 600% desde 2018).
A Polónia é, presentemente, o líder europeu na produção de autocarros elétricos e ocupa a 2.ª posição neste âmbito, a nível mundial, após a China.
O país foi o maior exportador de autocarros elétricos da União Europeia (UE) em 2023, sobretudo, graças a vários investimentos estrangeiros neste setor e, em particular, à presença da Solaris, líder do mercado, com uma quota de 15,2% no mercado europeu de autocarros elétricos, em 2023.