O mais recente estudo da ECDB revela que o comércio eletrónico está a ganhar uma nova dinâmica na Europa, com destaque particular para a região do Sul da Europa. Este é um dado que interessa especialmente a Portugal e às empresas portuguesas que exportam ou pretendem explorar o mercado internacional.
As oportunidades para as empresas portuguesas resultam do crescimento previsto do comércio eletrónico na Europa do Sul, onde já existe uma maior maturidade digital, hábitos de consumo online consolidados e infraestruturas tecnológicas e logísticas desenvolvidas. Este contexto facilita a entrada e a expansão das empresas portuguesas em mercados próximos e culturalmente semelhantes, permitindo-lhes trabalhar com consumidores que demonstram uma maior predisposição para as compras digitais e cujos níveis de rendimento estão alinhados com o perfil do utilizador.
A AICEP disponibiliza gratuitamente o Plano de Ecommerce Internacional, um serviço de consultoria personalizada que apoia a expansão das empresas portuguesas para mercados externos através do comércio eletrónico. Este plano, desenvolvido à medida, foca-se em três mercados estratégicos e orienta a presença digital da empresa em temas essenciais como análise do website, avaliação da concorrência e identificação de marketplaces adequados, oferecendo recomendações práticas para acelerar a internacionalização online.