A Sonarges (a Empresa Nacional de Construção e Gestão de Estádios ) lançou um concurso para a modernização dos estádios marroquinos de acordo com as normas internacionais, tendo em vista a CAN (campeonato das Nações Africanas de futebol) de 2025 e o Campeonato do Mundo de Futebol 2030.
No âmbito dos preparativos para acolher estes dois grandes eventos, a Sonarges pretende contratar uma empresa de consultoria especializada neste âmbito. Este prestador de serviços será responsável por fornecer apoio e aconselhamento para garantir que os seis estádios selecionados cumpram as normas da CAF e da FIFA.
Os estádios em causa são os seguintes:
- Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah (Rabat)
- Grande Estádio de Tânger
- Complexo Desportivo de Fez
- Complexo Desportivo Mohammed V (Casablanca)
- Grande Estádio de Marraquexe
- Grande Estádio de Agadir
O processo de atualização processar-se-á em duas fases:
- Fase 1 (antes da CAN de 2025): Os estádios de Rabat e Tânger serão atualizados como prioridade para atender aos requisitos da CAF e da FIFA. Quanto aos estádios de Agadir, Fez, Marraquexe e Casablanca passarão por uma atualização inicial para atender aos padrões da CAF.
- Fase 2 (após a CAN de 2025): Os últimos quatro estádios mencionados serão atualizados para os padrões da FIFA. Foram já introduzidos desenvolvimentos previstos para facilitar esta transição.
Em resumo, a Sonarges pretende garantir de que as infraestruturas desportivas de Marrocos estarão à altura dos padrões internacionais, garantindo assim o sucesso da CAN de 2025 e do Campeonato do Mundo Futebol de 2030.
Pode consultar o concurso em 07/2025/SONARGES, cuja abertura está prevista para 2 de abril 2025