Como avalia a percepção do mercado alemão sobre o têxtil-lar português?
O mercado alemão é um mercado particularmente sensível para quase todos os produtos portugueses, porque para além de constituir a maior economia europeia, é um mercado plataforma que organiza eventos de perfil mundial, exactamente como a Heimtextil, e que aglutina empresas chave que também apoiam o negócio, por exemplo de tendências e de agenciamento. A percepção sobre os produtos portugueses é normalmente muito boa, aliando as competências de fabrico, ao reconhecimento da qualidade, do design e das marcas, o que aliás é notório (e impressionante!) ao visitar o Hall 12.0 e 12.1 que constituem as áreas premium da feira e constatar a presença extraordinária das empresas portuguesas.
E o que ele representa em termos de volume de negócios?
O mercado alemão tem sido tradicionalmente o 5.º maior mercado destino das exportações portuguesas de têxteis-lar, mas muito curiosamente uma vez que estamos em tempos de estagnação, e mesmo de recessão da economia alemã, em 2024 (Janeiro-Setembro) cresceu bastante acima da média, uma vez que as exportações globais cresceram 7,5% e as exportações para a Alemanha cresceram 19,6%, de 27 para 32,5 milhões de euros (enquanto que se registaram quedas para França, Reino Unido e Itália).
De que modo a delegação da AICEP Berlin apoia as empresas portuguesas na sua expansão na Alemanha?
A AICEP apoia as empresas e em particular as associações sectoriais (uma vez que existe um efeito de eficiência colectiva), através dos Regimes de Incentivos à Internacionalização de PME’s e das associações: neste caso da Heimtextil e no caso das associações, a – ‘Home From Portugal’, é a que apresentou a candidatura e trouxe 39 empresas de um total de 56 presentes com stands. É interessante referir que para além das centenas de representantes das empresas expositoras, existem outras dezenas largas de participantes portugueses que vêm ver in-loco as tendências e fazer contactos internacionais. A AICEP Berlin também acompanha a Associação Anit-Lar (Associação Nacional das Indústrias de Têxtil-lar), presente também na feira através da sua direcção e do secretário-geral, Dr. Luís Ribeiro Fontes, com quem tive a oportunidade de visitar as empresas individualmente. Para além do apoio na feira, a AICEP Berlin está no mercado o ano inteiro, acompanhando dezenas de pedidos concretos sobre importadores, tendências e às vezes até, resolução de conflitos comerciais. Por outro lado, a delegação também colabora na angariação de participantes alemães para a ‘Guimarães Home Fashion Week’.

Voltar
AICEP
Têxteis-lar: apesar da crise mercado alemão é bom para Portugal
Rui Boavista Marques, AICEP Berlim confirma o crescimento do comércio entre os dois países.
José Eduardo Guimarães, Jornal T
22 jan. 2025
Imprensa Nacional