A Unicorn Factory Lisboa, a Startup Portugal e a 351 Associação Portuguesa de Startups foram distinguidas nos prémios Startup Ecosystem Stars (SES) Awards 2025, liderado pelo International Chamber of Commerce (ICC), na categoria “Best-in-Class Startup Programs”. Os prémios reconhecem programas e iniciativas que se destacam globalmente no apoio a startups, no desenvolvimento de ecossistemas empreendedores e na promoção da inovação, colocando Portugal entre os ecossistemas mais dinâmicos e colaborativos do mundo. Os 54 vencedores desta terceira edição foram anunciados em Paris, numa cerimónia promovida pelo ICC e pela organização de inovação Mind the Bridge.
De acordo com o relatório Portugal’s Startup Ecosystem 2025, desenvolvido pela Startup Portugal em conjunto com a Informa D&B, já existem mais de 5 mil startups ativas no país, que representam um volume de negócios de 2.9 mil milhões de euros. Estas empresas empregam cerca de 28 mil pessoas, um crescimento de 8% face ao ano anterior, e geram 1,5% das exportações nacionais, no valor de 1.6 mil milhões de euros.
As três organizações portuguesas têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da inovação nacional, criando oportunidades reais para startups, atraindo talento e promovendo o crescimento do ecossistema. Entre 2022 e 2025, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 500 startups, através de programas que vão desde a incubação à internacionalização, e criou uma rede de 6 hubs de inovação em áreas de forte crescimento em Lisboa.
Já a Startup Portugal, entre outros programas, além de publicar anualmente o Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report, é responsável pelo programa Business Abroad, que, desde 2021, já levou mais de 400 startups a eventos internacionais, o Road 2 Web Summit, que já apoiou a ida de mais de 1.000 startups à Web Summit, gere a Rede Nacional de Incubadoras (RNi) e organiza também a SIM Conference, que junta, em maio, no Porto, mais de 3.500 visitantes para promover ligações entre founders e investidores.
A 351 Associação Portuguesa de Startups também tem promovido o empreendedorismo desde a raiz, através de programas como o Techstars Startup Weekend, um fim de semana em que as equipas criam, validam e apresentam as suas startups em 54h, que durante o período de um ano contou com 6 edições, no Porto, Lisboa, Coimbra, Albufeira, Évora e Viseu, nas quais participaram mais de 200 pessoas e foram criadas mais de 40 startups. Promove ainda a conexão entre atores do ecossistema nacional através do Community Leader Academy, iniciativa anual que capacita, connecta e guia 40 participantes, previamente selecionados de acordo com o seu papel no ecossistema, com base na metodologia Techstars para a criação de comunidades locais de startups.
Este reconhecimento reforça a evolução acelerada do ecossistema de inovação português e evidencia o impacto que estas iniciativas têm tido na criação de novas oportunidades, no crescimento do empreendedorismo e na afirmação de Portugal no panorama global da inovação.