A Comissão de Orçamento do Bundestag (Parlamento) alemão aprovou um pacote de mais de 50 mil milhões de euros em novas despesas militares.
Este é o maior volume de fundos alguma vez colocado à disposição da Bundeswehr numa só decisão, cobrindo armas, equipamentos e diversos projetos de modernização. O objetivo é acelerar a renovação do Exército, da Força Aérea e da Marinha.
O item mais volumoso da lista é a compra de uniformes e equipamentos de proteção individual para soldados.
Os elevados montantes destinados a uniformes e proteção individual estão ligados aos planos de expansão do efetivo militar. A Bundeswehr pretende aumentar o número de soldados ativos dos atuais cerca de 184 mil para, pelo menos, 450 mil até 2025, o que exigirá não só mais pessoal, mas também um investimento robusto em equipamento, formação e infraestruturas de apoio.
A lista inclui ainda a encomenda de 200 veículos de combate de infantaria Puma, no valor de cerca de 4 mil milhões de euros.
Para viabilizar estes investimentos, as despesas militares foram, durante os próximos anos, em grande medida isentas das restrições habituais impostas à dívida pública.
Voltar
Investimento
Alemanha aprova despesa militar de 50 mil milhões de euros
A maior fatia da lista de compras vai para uniformes e proteção individual.
AICEP Alemanha
18/12/2025