Centro de Competências em Gestão de Tráfego Aéreo, em Oeiras, é responsável pela execução do contrato TopSky – AMHS adjudicado à Thales e Stinville
A Thales e o seu parceiro local Stinville foram selecionados pela CORPAC (Peruvian Corporation of Airports and Commercial Aviation) para implementar o TopSky – AMHS (Aeronautical Message Handling System), um sistema de comunicações aeronáuticas que irá modernizar a gestão de tráfego aéreo em mais de 35 locais no Peru, reforçando a segurança, a interoperabilidade e a eficiência do espaço aéreo no país.
Este contrato será concebido, desenvolvido e liderado a partir de Portugal, através do Centro de Competências em Gestão de Tráfego Aéreo da Thales, sediado em Oeiras. Desde 2018, este centro de engenharia tem vindo a afirmar-se como um polo estratégico do Grupo Thales, exportando conhecimento e soluções de Air Traffic Management (ATM) para todo o mundo.
O TopSky – AMHS é uma solução líder mundial que assegura comunicações seguras e fiáveis entre autoridades aeronáuticas, companhias aéreas, aeroportos e prestadores de serviços de navegação aérea. Ao lado do TopSky – Tower, que otimiza operações em solo e pista, constitui uma das soluções de referência desenvolvidas a partir de Portugal.
Este marco reforça o papel de Portugal como hub estratégico do Grupo Thales no setor aeronáutico, contribuindo para a construção de um futuro mais seguro, eficiente e sustentável para a aviação global, apoiado em tecnologias de ponta como inteligência artificial e cibersegurança.
A Thales Portugal, com mais de 37 anos de presença no país, desempenha um papel fundamental para as operações globais do Grupo Thales. Opera dois principais centros de competências: um dedicado à Engenharia Naval e outro em soluções de Mobilidade Aérea.
Com a confiança de mais de 60 hubs internacionais, os sistemas desenvolvidos pela Thales otimizam trajetórias de voo, reduzindo o consumo de combustível e minimizando o impacto ambiental das viagens aéreas. A empresa está focada no desenvolvimento de software de gestão de tráfego aéreo e sistemas de comunicação, contribuindo para a melhoria contínua da segurança e eficiência operacional no setor da aviação.
A Thales emprega mais de 400 pessoas em Portugal, apoiando ativamente os setores de defesa, aeroespacial e cibersegurança, desempenhando um papel significativo no avanço da infraestrutura tecnológica do país.