A edição de março de 2025 da Revista Portugalglobal destaca o setor das frutas, legumes e flores. Trata-se de um setor dinâmico que tem sabido combinar tradição e inovação para se manter competitivo no mercado global. Essa é uma das principais missões das várias centenas de empresas portuguesas do setor. O resultado traduz-se em números: as exportações do setor aumentaram 7,5% em 2024, para 2,5 mil milhões de euros, quando comparado com o ano anterior. No ano passado, Portugal exportou mais de 1,8 milhões de toneladas de frutas, legumes e flores, o que representa um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
Em entrevista, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, destaca que a internacionalização das empresas portuguesas de frutas, legumes e flores tem evoluído de forma constante e que o setor agroalimentar é um dos motores mais fiáveis da economia nacional.
Nesta edição, destacamos algumas empresas do setor: a Campo Sol, a Frusoal, a Kiwi Greensun, a Sugal, a Viplant e os Viveiros Monterosa.
No mercado em análise, abordamos um aliado natural para as empresas exportadoras: a Galiza. Há uma fronteira, mas há sobretudo uma grande proximidade, um eixo Galiza/Norte de Portugal marcado por uma estreita relação que se estende da geografia à cultura e, claro, à economia. Em 2024, foi o principal cliente de Portugal entre as comunidades autónomas espanholas.
Leia a revista completa aqui.
Em entrevista, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, destaca que a internacionalização das empresas portuguesas de frutas, legumes e flores tem evoluído de forma constante e que o setor agroalimentar é um dos motores mais fiáveis da economia nacional.
Nesta edição, destacamos algumas empresas do setor: a Campo Sol, a Frusoal, a Kiwi Greensun, a Sugal, a Viplant e os Viveiros Monterosa.
No mercado em análise, abordamos um aliado natural para as empresas exportadoras: a Galiza. Há uma fronteira, mas há sobretudo uma grande proximidade, um eixo Galiza/Norte de Portugal marcado por uma estreita relação que se estende da geografia à cultura e, claro, à economia. Em 2024, foi o principal cliente de Portugal entre as comunidades autónomas espanholas.
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