No âmbito da Expo25, Lisboa celebra a presença em Osaka e a longa relação entre duas culturas que, apesar da distância, se unem. Um programa que inclui exposições, oficinas e cinema.
Bordalo à moda do Japão
CASA ÁSIA – Coleção Francisco Capelo, SCML
28 maio a 31 agosto
O Museu Bordalo Pinheiro organiza fora de portas uma exposição que aborda a influência do japonismo na obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro. Da cerâmica às artes gráficas, o mesmo tema faz eco no próprio Museu, onde estão expostos alguns dos originais que se encontram reproduzidos na exposição-instalação.
Osaka – 55 anos depois, desenhar o futuro
MUDE – Museu do Design
5 junho a 27 julho
Há 55 anos, Portugal participava na Exposição Universal de Osaka 1970 sob o lema Progresso e Harmonia para a Humanidade, com um pavilhão desenhado por Frederico George com a ativa colaboração de Daciano da Costa e António Garcia. O projeto e algumas peças projetadas para o interior do pavilhão podem ser conhecidos em detalhe nesta exposição, em parceria com o Atelier Daciano da Costa.
O meu livro de Pessoa
Casa Fernando Pessoa
31 maio, 16h30
Oficina de encadernação japonesa com Casa Nic e Inês que convida os participantes a serem “editores” de um novo livro de Fernando Pessoa – a sua antologia pessoal. Os participantes podem ainda escolher uma das cinco capas especialmente preparadas para o efeito com ilustrações de André Letria, Catarina Sobral, Inês Oliveira, João Fazenda e Yara Kono.
Poesia Japonesa em tradução
Casa Fernando Pessoa
4 junho, 18h30
Conversa sobre poesia japonesa e leitura de poemas de 4 poetas japoneses contemporâneos, em português e japonês. Traduções de André Pinto Teixeira.
Ciclo de Cinema Japonês
Cinema São Jorge
5 a 7 junho
De Kurosawa a Myazaki, dos clássicos nipónicos ao cinema de animação, a mostra reúne seis curtas e seis longas do que de melhor se faz no Império do sol nascente.
Toda a programação neste link cinemasaojorge.pt
O Programa Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa tem o apoio da ATL – Associação de Turismo de Lisboa.