O nome de um dos elementos da dupla vencedora já era premonitório: Beatriz Roque e João Bronze, da agência BBDO TBWA, ganharam um prémio para Portugal, na competição Young do Festival de Criatividade Cannes Lions.
A dupla criativa venceu o Bronze na categoria de Filme, com um projeto que sensibilizava a audiência para o Dia Mundial do Cancro do Ovário (8 de maio). Portugal teve ainda os melhores resultados da última década na competição geral, com a conquista de nove Leões.
A equipa sagrou-se vencedora com o projeto “From Underseen To Understood”, que respondia ao briefing da Ovarian Cancer Action (OCA) – a instituição líder do Reino Unido dedicada à pesquisa do cancro do ovário. O filme produzido pela dupla vencedora do Bronze na categoria cria um paralelismo entre o “cuidado, atenção e divulgação” que o cancro da mama recebe, ao contrário do cancro do ovário que ainda é pouco discutido e cuja pesquisa é insuficiente para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. A competição Young contou com mais de 450 jovens duplas de mais de 60 países. Portugal, que está na “véspera” de celebrar os 30 anos da competição nacional Young Lions, marcou presença mais uma vez, conseguindo assim alcançar a primeira medalha do país na categoria Filme.
Recorde-se que, ao longo de quase três décadas, Portugal já levou à Young Competition do Festival de Criatividade de Cannes mais de 200 participantes, tendo conquistado seis ouros, duas pratas e 8 bronzes. A edição de 2026 vai assinalar os 30 anos de Young Lions em Portugal, abrindo, mais uma vez, a oportunidade a jovens (até aos 30 anos) que queiram desafiar o seu lado mais criativo nas categorias de media, relações públicas, imprensa/outdoor, digital, filme, marketing e design.
Nove Leões confirmam talento e criatividade nacional
Na competição geral do Festival de Criatividade Cannes Lions Portugal brilhou, alcançando dois ouros, duas pratas e cinco bronzes. A campanha “IKEA Hidden Tags”, da responsabilidade da Uzina, foi uma das grandes vencedoras, conquistando o total de cinco Leões, dois deles de ouro, nas categorias Creative Data e Direct. Ainda na categoria Direct destaque também a campanha Drinkable Anthem, da autoria da JUDAS para a Super Bock, que venceu um Leão de Bronze. Outro grande vencedor nacional foi a Dentsu Creative, que vai chegar a Portugal com dois Leões de Bronze no âmbito do projeto desenvolvido para o Canal História. Finalmente, destaque para a Stream and Tough Guy que arrecadou um Leão de Bronze na categoria Outdoor, com a campanha “Save Us From the USA” para a organização Change The Ref.
Festival de Criatividade Cannes Lions 2025 | Portugal
Young Lions
Filme
- Leão de Bronze: BBDO TBWA, “From Underseen To Understood” (disponível aqui)
Cannes Lions
Brand Experience & Activation
- Leão de Prata: Uzina, “IKEA Hidden Tags”
Print & Publishing
- Leão de Bronze: Dentsu Creative, “History Outnumbered”
Outdoor
- Leão de Bronze: Stream and Tough Guy, “Save Us From the USA”
- Leão de Bronze: Dentsu Creative, “Likes”, “Marches”, “Crimes” (Campanha History Channel)
Creative Data
- Leão de Ouro: Uzina, “IKEA Hidden Tags”
- Leão de Prata: Uzina, “IKEA Hidden Tags”
Direct
- Leão de Ouro: Uzina, “IKEA Hidden Tags”
- Leão de Bronze: Uzina, “IKEA Hidden Tags”