As exportações para os EUA da metalomecânica e metalurgia, o setor mais exportador da economia portuguesa, desceram mais de 14% até maio, de 320 milhões de euros para 274 milhões.
A imposição de tarifas por parte da administração norte-americana já está a ter impacto nas exportações para os Estados Unidos. O setor da metalurgia e metalomecânica, o mais exportador da economia nacional, tem registado quedas mensais de dois dígitos nas vendas para o país. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as exportações do setor que tiveram como destino os EUA recuaram mais de 14%.
“Estamos a decrescer nas exportações para os EUA todos os meses a dois dígitos“, adianta ao ECO Rafael Campos Pereira, vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).
Depois de anos a crescer para os EUA e com exportações de mil milhões de euros para o país, as vendas da metalurgia e metalomecânica para esta geografia recuaram 14,3% nos primeiros cinco meses do ano, passando de 320 para 274 milhões de euros até maio, detalha o responsável.

Voltar
Comércio
Exportações da metalurgia para EUA estão a cair
O setor da metalurgia e metalomecânica é o mais exportador da economia nacional.
Eco
16 jul. 2025
Imprensa Nacional