A Revista Portugalglobal de fevereiro é dedicada ao setor da metalomecânica, que representa 32 por cento do total das exportações portuguesas e emprega mais de 200 mil pessoas. O volume de exportações das cerca de 15 mil empresas do setor ultrapassa os 25 mil milhões de euros. Este sucesso está relacionado com vários fatores, tais como a qualidade e diversidade dos bens produzidos e a capacidade de adaptação às tendências que exigem materiais mais leves, digitalização e automação.
Esta edição conta com a entrevista a Manuel Oliveira, Secretário-geral da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, que considera que a proximidade em relação aos clientes e a experiência em diversos mercados e setores são algumas das principais vantagens competitivas das empresas portuguesas. Pode ler ainda os testemunhos de Mafalda Gramaxo, diretora-geral da AIMMAP e Paulo Salvador Barradas, presidente da direção da ANEME.
Amtrol-Alfa, Iberomoldes, INEGI, Motofil, Palbit e Grupo Petrotec são os casos de sucesso que pode ler nesta revista.
O mercado em destaque é Marrocos. A uma hora de voo de Portugal, Marrocos deve ser encarado como um mercado obrigatório para as empresas portuguesas. É hoje o país mais competitivo de África no que diz respeito à industrialização, e em áreas tão diversas quanto as infraestruturas, as energias renováveis ou a agricultura.