O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, anunciou esta terça-feira que a reprogramação das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mobilizou mais 300 milhões de euros, destacando dois projetos em particular: a construção do primeiro avião português com capacidade civil e militar e de sete satélites.
“Estavam com 2.700 milhões de euros, passámos agora para três mil milhões de euros, mais 300 milhões de euros para as agendas mobilizadoras”, disse Castro Almeida esta terça-feira ao programa Grande Entrevista, da RTP3.
O ministro da Economia destacou duas agendas em particular. Uma delas “vai permitir conceber e construir em Portugal o primeiro avião português”.
“Vai ser um avião com capacidade civil e militar pequeno, à escala regional, para 19 passageiros com uma autonomia de dois mil quilómetros”, detalhou o governante, adiantando que o consórcio envolve 37 ou 38 entidades diferentes, mas no qual a Força Aérea Portuguesa terá um papel importante.
Outra das agendas mobilizadoras vai permitir “construir e lançar para o espaço sete satélites”, sendo que “a rampa de lançamento vai ser construída em Santa Maria“, nos Açores. “Vamos lançar sete satélites, mas a ideia é construir oito satélites por ano”, precisou.