A cidade de Lisboa, através da Unicorn Factory Lisboa e a Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) já abriram as candidaturas para a competição Digital With Purpose Startup Global Award. O concurso é aberto a todas as startups com uma solução digital inovadora, num estágio mínimo de MVP (produto mínimo viável), e alinhadas com o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A startup vencedora irá ganhar um prémio no valor de 30 mil euros, assim como um lugar em palco no DWP Global Summit 2025, a decorrer entre os dias 27 e 28 de outubro, em Bruxelas - apresentando a sua solução na presença de decisores políticos, líderes institucionais, pioneiros do setor privado e inovadores tecnológicos. O prazo para envio de candidaturas termina a 30 de setembro e todas as startups inscritas irão também receber quatro meses de membership no greenhub da Unicorn Factory Lisboa, onde poderão usufruir de oportunidades exclusivas à comunidade, e proximidade com outras startups e players do ecossistema de sustentabilidade.
Esta competição é o primeiro projeto fruto da recém-formada parceria estratégica entre a Unicorn Factory Lisboa e a GeSI, que tem como objetivo reforçar a posição de Lisboa como um dos principais polos europeus de inovação tecnológica com impacto sustentável. A colaboração insere-se no âmbito do Digital with Purpose (DWP), o movimento global liderado pela GeSI que promove o uso ético e responsável da tecnologia para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Outro dos principais pilares desta colaboração será a disponibilização, às startups do greenhub da Unicorn Factory Lisboa, do Digital with Purpose Performance Framework — uma ferramenta de avaliação e certificação, com o propósito de apoiar outras empresas na medição e promoção do desempenho sustentável. Este enquadramento apoia as organizações a criar valor e a crescer com base nas melhores práticas de sustentabilidade digital.
Esta ação alia a rede global da GeSI — uma organização que tem como associados algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, como Google, IBM, DELL, Tencent, Deutsche Telekom, Verizon, Cisco, NEC, AT&T e Kyndryl, ETISALAT GROUP, Globant, TCS-TATA, UNIPARTNER, Innowave, Huawei e ZTE, entre cerca de 50 multinacionais a nível global, representando mais de 4 biliões (trillion USD) de dólares em capitalização de mercado — à comunidade empreendedora do greenhub da Unicorn Factory Lisboa, dedicada ao desenvolvimento de soluções para os grandes desafios da transição energética, mobilidade sustentável, construção verde e economia circular.
Inaugurado em 2024, o greenhub da Unicorn Factory Lisboa atua como uma plataforma de aceleração de soluções sustentáveis, sobretudo nas áreas da mobilidade, energia, construção e economia circular, reunindo empreendedores, investidores e parceiros públicos e privados, dos quais se destacam a Critical Software, o Grupo Brisa, a REMO – Powered by Mota-Engil e a Cleantech For Iberia.
Neste âmbito, a GeSI tem vindo a reforçar o seu compromisso com o ecossistema global de startups verdes. Depois de recentemente ter realizado uma parceria com a Greentown Labs sediada no MIT — a maior incubadora de startups climáticas da América do Norte e uma das organizações de referência global no apoio a empresas que desenvolvem tecnologias para combater as alterações climáticas — esta nova aliança com o greenhub da Unicorn Factory Lisboa, em Lisboa, consolida a sua aposta em ecossistemas com forte capacidade de inovação e ligação ao mercado.