A AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem está a desenvolver a operação ALERT, um projeto inovador cofinanciado pelo COMPETE 2030 que promete transformar o acompanhamento da retinopatia diabética (RD) e a avaliação do risco de doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2.
Um problema silencioso com impacto na visão e no coração
A retinopatia diabética é uma complicação frequente da diabetes e uma das principais causas de cegueira em idade ativa. O maior desafio é identificar precocemente os doentes que podem evoluir para formas graves da doença, como a retinopatia proliferativa ou o edema macular, que podem levar à perda de visão. Além disso, as pessoas com diabetes tipo 2 têm um risco muito superior de sofrer doenças cardiovasculares, como enfarte ou AVC.
“A retinopatia diabética (RD) é uma complicação comum da diabetes e uma das principais causas de perda de visão. O projeto ALERT (Análise da progressão da retinopatia diabética para identificar riscos e necessidade de tratamento) tem como objetivo estudar o impacto da utilização de imagens de campo amplo e desenvolver modelos de inteligência artificial (IA) para a identificação do estádio da RD e na previsão do risco de progressão da doença, bem como de complicações cardiovasculares associadas,” explica Luís Mendes, responsável pela operação e Research Coordinator da AIBILI.
Mais aqui.