O Salone del Mobile é um evento organizado pela Federlegno Arredo Eventi SPA, uma empresa ligada à Federlegno Arredo, a Associação Italiana do Móvel e da Madeira que desenvolve serviços para a promoção, crescimento e internacionalização das empresas que operam no setor da madeira, da cortiça e do mobiliário.
Reconhecido como o evento internacional mais relevante do setor do mobiliário, o Salone del Mobile atrai anualmente um público global significativo, disponibilizando às empresas uma plataforma privilegiada para dar visibilidade às suas novas coleções e projetos inovadores. Os setores em destaque incluem mobiliário de interior e exterior, acessórios para o lar, cozinhas e casas de banho, entre outros. Este evento proporciona às empresas uma oportunidade ímpar para destacarem a sua criatividade, know-how e excelência do design, enquanto promove a criação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de negócios.
A edição de 2024 revelou-se um sucesso notável, com a presença de 370.824 visitantes, representando um aumento de 20% face ao ano anterior. Contou ainda com a participação de 1.950 expositores provenientes de 35 países, evidenciando o alcance e relevância internacional do evento. Entre os expositores, destacaram-se empresas italianas, portuguesas, espanholas e alemãs.
Portugal assume, anualmente, um papel de destaque neste certame. Com 71 empresas expositoras, Portugal posicionou-se, em 2024, como o segundo país com maior representação de empresas no evento (tendo ficado apenas atrás de Itália, país onde se realiza a feira).
A participação coletiva nacional será promovida pela Associação APIMA em ação incluída na sua candidatura nº 17829 no âmbito do AVISO MPr-2024-5 - Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos, COMPETE2030-FEDER-01462900.
O mercado italiano destaca-se como um importante destino das exportações portuguesas das empresas que compõem a fileira Casa, tendo sido classificado como o 7.º maior cliente em 2024 (com 78 milhões de euros de exportação). A participação das empresas portuguesas no Salone del Mobile reveste-se de importância estratégica, não apenas para a promoção da oferta nacional, mas também para o reforço das exportações (a nível global) e a diversificação de contactos comerciais, dadas as características internacionais do evento. O certame oferece ainda uma plataforma para observar tendências, analisar a concorrência global e fomentar o networking.
A Euroluce (certame paralelo à Isaloni), bienal dedicada à iluminação, realiza-se também de 8 a 13 de abril de 2025, em Milão. Com mais de 300 expositores de 25 países, a feira destaca inovações em tecnologia, sustentabilidade e design.