O Ministro da Economia defende que as tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA “não são uma boa notícia para o mundo” e terão um impacto “contrário ao desejado”, destacando que a União Europeia vai “responder como um todo”.
O Ministro da Economia, Pedro Reis, e o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, vão iniciar na próxima semana uma ronda de reuniões com 16 associações empresariais para avaliar o impacto das tarifas impostas pela administração dos EUA e discutir medidas de mitigação.
Os encontros terão lugar entre quarta e sexta-feira, em Lisboa e no Porto, e contarão com a participação de representantes da AICEP, IAPMEI, Compete, Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e Banco Português de Fomento (BPF). O objetivo é estabelecer um canal de diálogo com os setores mais afetados pelo modelo das “tarifas recíprocas”, informa o gabinete liderado por Pedro Reis.
O Ministério da Economia pretende ouvir as associações empresariais sobre a sua avaliação do impacto das novas taxas aduaneiras sobre produtos europeus e recolher propostas para mitigar os efeitos negativos nas exportações nacionais.

Voltar
Comércio
Governo prepara resposta às tarifas de Trump:
Ministro da Economia reúne-se com associações empresariais na próxima semana.
Executive Digest
03 abr. 2025
Imprensa Nacional