A Fundação Champalimaud desenvolve terapias digitais para doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, a NOVA Medical School cria produtos como o Wom-iCare, um hidrogel com propriedades antibacterianas para aplicação tópica, e a UC Business colabora com a Bluepharma num projeto de plataformas tecnológicas para tratamentos oncológicos. Estes são só alguns exemplos de projetos inovadores desenvolvidos por estas instituições.
As parcerias estratégicas com empresas como a BIAL ou a AstraZeneca, e consórcios europeus, como os programas Horizonte Europa, fortalecem o ecossistema científico nacional, aumentam a competitividade e posicionam Portugal como um hub global de inovação.
Fundação Champalimaud: Projetos pioneiros em neurociências e cancro com aplicação clínica
A Fundação Champalimaud desenvolve terapias inovadoras nas áreas das neurociências e do cancro, com tratamentos digitais e terapias celulares. Com uma equipa multicultural e parcerias internacionais, procura democratizar o acesso aos avanços científicos, por exemplo através do desenvolvimento de terapias genéticas acessíveis.
Ler mais
NOVA Medical School: Parcerias internacionais impulsionam inovação na saúde
A Nova Medical School tem investido na profissionalização e criação de serviços para apoiar a investigação. Esta aposta tem resultado no aumento da sua participação em consórcios europeus e na criação de parcerias estratégicas com instituições globais, como a Harvard Medical School.
Na indústria farmacêutica, tem promovido um ecossistema aberto para cocriação, no qual se destacam parcerias com a BIAL e a AstraZeneca.
Ler mais
UC Business: Indústria e a academia criam soluções inovadoras no setor farmacêutico
A UC Business, criada pela Universidade de Coimbra, promove a transferência de conhecimento e parcerias estratégicas com as empresas. Na indústria farmacêutica, iniciativas como o Prémio Inovação Bluepharma-UC ou o projeto CiNTech apoiam a investigação, o que resulta em novos produtos e serviços, e evidenciam a importância da colaboração entre academia e indústria para criar inovações competitivas.
Ler mais