Overview da Indústria têxtil e de vestuário
Portugal tem uma indústria têxtil e de vestuário bem estabelecida, apoiada por um ecossistema de I&D robusto, uma mão de obra altamente qualificada e uma cadeia de valor bem estabelecida.
Portugal apresenta uma Indústria Têxtil e de Vestuário (ITV) sólida, apoiada num robusto ecossistema de I&D, numa mão de obra altamente qualificada com uma cadeia de valor bem estabelecida.
Portugal tem uma indústria têxtil e de vestuário bem estabelecida, apoiada por um ecossistema de I&D robusto, uma mão de obra altamente qualificada e uma cadeia de valor bem estabelecida.
A Indústria Têxtil e do Vestuário (T&V) tem uma longa tradição em Portugal, sendo amplamente reconhecida pela qualidade dos seus produtos, flexibilidade, competências, criatividade, inovação e prazos de entrega curtos.
A Indústria T&V em Portugal é a 5ª maior em termos de receitas e a 4ª maior em termos de emprego na Europa. De acordo com a EURATEX, a indústria de T&V em Portugal absorveu 9% do investimento realizado na Europa neste setor, em 2019.
A maioria dos fabricantes está concentrada no Norte de Portugal (nomeadamente nas regiões do Porto e Braga), onde os recursos endógenos e o know-how e competências existentes fazem deste um dos mais relevantes pólos de produção têxtil. Por outro lado, verifica-se uma notável expansão do setor dos têxteis técnicos na Covilhã, situada na região de Castelo Branco, impulsionada por uma forte competitividade tecnológica.
Ao longo dos anos, a indústria de T&V desenvolveu um conjunto de competências específicas e únicas ao longo de toda a cadeia de valor (incluindo design, engenharia e produção), reforçando a sua competitividade.
Reconhecendo a forte pegada ambiental da indústria T&V, este setor em Portugal está fortemente envolvido no desenvolvimento de novos materiais, novos processos de produção, utilização de energias limpas, digitalização e equipamentos técnicos avançados.
O setor em números
23
%16
%9
%8
%7
%Fonte: Eurostat 2022; peso no total das exportações.
15
%10
%10
%5
%5
%Fonte: Eurostat 2022
Portugal possui um dos setores têxteis técnicos mais robustos da Europa, com ênfase na produção de produtos de alta qualidade, sustentáveis e inovadores.
As empresas têxteis em Portugal são especializadas numa vasta gama de têxteis técnicos com diferentes aplicações, incluindo sporttech, clothtech, protech, medtech, mobiltech, hometech, entre outras.
Portugal tem um sistema científico e tecnológico forte, próximo e ativo, onde se destacam o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário) e o CeNTI (vocacionado para a Nanotecnologia e Materiais Inteligentes), sendo reconhecidos internacionalmente.
Os programas de formação em engenharia têxtil e outras engenharias complementares são cruciais para o desenvolvimento da indústria T&V, onde o CITEVE e o Modatex desempenham um papel central no reforço da força de trabalho com competências nucleares alinhadas com os principais desafios e requisitos que a Indústria Têxtil Técnica enfrenta.
Têxteis Técnicos
Principais investidores internacionais:
SABI. Top 5 empresas internacionais com maior Volume de negócios (2021).
Casos de uso escolhidos pela sua inovação no âmbito de produtos têxteis.
… O CeNTI criou um "tapete inteligente que detecta o movimento", que utiliza fios condutores para detetar a presença e/ou o movimento e fibras com propriedades antiderrapantes, garantindo assim segurança e conforto aos seus utilizadores?
… O CITEVE criou o CAR-IDT (Centro de Alto Desempenho RDT) para ajudar as novas empresas de base tecnológica a prosperar na indústria da T&V, oferecendo acesso e serviços de apoio a tecnologias inovadoras?
O Cork-A-Tex foi um projeto de desenvolvimento de substratos têxteis que incorporam resíduos de cortiça, nomeadamente rolhas de cortiça, produtos de cortiça antigos, etc. Este projeto foi distinguido com vários prémios internacionais, como o Techtextil Innovation Award 2019 e o German Design Awards - 2022?
Portugal tem estado no radar dos investidores internacionais, sendo o local escolhido para importantes projectos e investimentos de empresas multinacionais.