Através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas, a AICEP é a entidade dinamizadora de negócios:
De investimento
Em mercados estratégicos e em Portugal:
- Fazendo captação de investimento estruturante em mercados estratégicos;
- Identificando oportunidades de negócio em mercados estratégicos;
- Fazendo e divulgando estudos de mercado em mercados estratégicos;
- Apoiando o investimento estruturante em Portugal;
- Eliminando custos de contexto.
De internacionalização
Em mercados estratégicos:
- Divulgando oportunidades de negócio internacional;
- Apoiando a definição e o desenvolvimento de estratégias de internacionalização de PME;
- Alargando a base de clientes e fornecedores locais;
- Apoio local a empresas visando as Exportações e o Investimento.
Atuando em Rede
Através de intercâmbios e ligações entre as Grandes e/ou Pequenas e Médias Empresas:
- Fomentando negócios entre as empresas;
- Dinamizando projetos conjuntos entre as empresas;
- Prolongando para os mercados as redes existentes em Portugal;
- Dinamizando redes informais de cariz internacional.
Objetivos
É objetivo da AICEP promover a competitividade da economia portuguesa, através de:
- Contribuições para o aumento do VAB (Valor Acrescentado Bruto), como efeito direto de investimentos estruturantes e dos fluxos de comércio internacional;
- Contribuições para a redução do défice da Balança Comercial pelo crescimento das exportações e pela substituição de importações;
- Contribuições para o Emprego pelo efeito na manutenção, criação e qualificação de postos de trabalho.
Política de Qualidade
A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., enquanto referência para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a inserção internacional das empresas portuguesas, está consciente da importância da Qualidade na gestão das suas atividades e, para tal, compromete-se a implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da norma NP EN ISO 9001/2015, e a melhorar continuamente todos os processos da organização.
Na sua missão de aumentar a competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas, com especial destaque para as pequenas e médias, estabelece os seguintes objetivos:
- A satisfação dos Clientes e Stakeholders, ajustando as atividades da organização às exigências e expectativas dos mesmos;
- O estabelecimento de relações sólidas com a comunidade empresarial nacional, apoiando diretamente as empresas através de um eficaz serviço de consultoria personalizada adaptada às suas necessidades;
- A credibilização da sua atuação e a confiança nela depositada pelos seus clientes, mediante a aplicação de um sistema de processos, a orientação para as necessidades dos clientes e a preocupação com a qualidade da gestão do negócio, que constituem a base do escopo da norma, pré-requisitos para uma organização realizar uma melhoria contínua;
- Medir, avaliar e melhorar a performance nos vários domínios da sua atividade;
- Promover a valorização do seu Código de Conduta aplicável a todos os colaboradores da Agência, Órgãos Sociais e entidades que, pela sua interação com a Agência, fiquem sujeitos ao regime do referido Código;
- O desenvolvimento de uma cultura e consciencialização para a qualidade nos colaboradores (internos e externos) da Agência;
- Desenvolver mecanismos eficazes de comunicação interna e externa;
- O estabelecimento de mecanismos de monitorização e melhoria contínua das suas atividades;
- A avaliação externa periódica da Agência, em conformidade com os padrões europeus.
O Conselho de Administração compromete-se a zelar pelo cumprimento da Política de Qualidade assim estabelecida, e pela sua atualização periódica face à evolução das necessidades da Agência e da sua envolvente externa.
A presente política da qualidade é transmitida a todos os colaboradores e é publicitada na página web da Agência.