#8
Domínio do inglês
Education First 2023
Portugal tem recursos humanos com um elevado nível de formação, altamente qualificados e multilingues.
Benchmarking internacional
Portugal oferece recursos humanos formados, altamente qualificados e multilingues. A força de trabalho portuguesa é reconhecida pela sua dedicação, flexibilidade, capacidade de resolução de problemas e um mindset global.
O país também atrai os melhores talentos internacionais, graças à sua excelente qualidade de vida e ao seu ambiente empresarial.
A natureza acolhedora de Portugal e o rico património cultural fazem com que os portugueses sejam naturalmente abertos ao resto do mundo.
O estudo de línguas estrangeiras é amplamente incentivado nas escolas, sendo o inglês obrigatório desde muito cedo. Uma parte importante da força de trabalho também fala francês. Mais recentemente, os estudantes têm adotado cada vez mais o espanhol como parte dos seus programas de estudo. Estas são as línguas mais prevalentes, amplamente faladas no país, nomeadamente nas áreas urbanas, como qualquer visitante de Portugal pode testemunhar.
Já lar de quase 700.000 cidadãos estrangeiros e de um grupo crescente de talento internacional, Portugal também abraça todos os tipos de culturas e línguas (sendo o inglês, o francês, o espanhol e o alemão os mais falados).
Portugal tem um sistema de ensino de topo, com uma reputação internacional de excelência. O país tem feito grandes progressos na promoção do ensino superior e da formação, graças a uma forte colaboração com a indústria, a parcerias estratégicas de I&D e a programas de estágios bem sucedidos.
Estes esforços levaram as instituições portuguesas a classificarem-se consistentemente entre as melhores do mundo, em particular nos domínios da formação em Gestão e Engenharia.
Dos cerca de 90 000 licenciados portugueses por ano, cerca de 30% estão inscritos em cursos STEM - Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia, o que faz de Portugal um dos principais destinos tecnológicos e o terceiro país da UE com a taxa mais elevada de licenciados em engenharia, de acordo com a OCDE.
A qualidade do ensino superior em Portugal é também evidenciada pelo número crescente de estudantes internacionais que procuram as universidades portuguesas, bem como pelos muitos acordos de cooperação estabelecidos com instituições de excelência em todo o mundo. Atualmente, os estudantes estrangeiros representam cerca de 15% do total de matrículas no ensino superior.
Os estudantes portugueses apresentam também uma das taxas de participação em programas de mobilidade externa na UE mais elevadas, de acordo com o Relatório Anual Erasmus+ 2021 da Comissão Europeia, o que os ajuda a desenvolver novas formas de pensar e aprender. Como resultado, em Portugal, o conjunto de jovens talentos com formação académica está a tornar-se cada vez mais diversificado, multilingue e com experiência em ambientes internacionais.