#2
Portugal é o 2º país mais aberto ao IDE
OECD International Direct Investment Statistics: OECD FDI regulatory restrictiveness index 2020, 68 países
Portugal tem uma economia aberta, diversificada, inovadora e focada no mercado global.
Benchmarking Internacional
Portugal é uma economia aberta e com um ambiente favorável aos negócios.
Sendo uma das nações mais antigas da Europa, Portugal goza de estabilidade política garantida com a eleição democrática de um governo parlamentar, desenvolvendo políticas favoráveis ao investimento estrangeiro.
Portugal tem diversificado a sua economia, com maior foco nos serviços e cada vez mais orientada para a tecnologia e a inovação.
As indústrias de bens conhecem uma transformação significativa e estão a investir fortemente em soluções disruptivas para aumentar a sua competitividade: os setores automóvel, aeronáutico, da automação e robótica, das ciências da saúde e energias renováveis são apenas alguns exemplos. Por outro lado, indústrias tradicionais como o têxtil, o calçado, o agroalimentar e os materiais de construção têm-se transformado em negócios de alto valor acrescentado, combinando tradição e inovação para fornecer produtos sustentáveis de alta tecnologia.
Ao mesmo tempo, cada vez mais empresas internacionais de vários setores estão a criar e a expandir os seus centros de competências para Portugal, muitos deles especializados em atividades de elevado valor acrescentado, como o desenvolvimento de software, gestão de dados, cloud, blockchain, cibersegurança e inteligência artificial.
A internacionalização de Portugal e a sua crescente participação nas cadeias de produção globais têm desempenhado um papel fundamental na economia portuguesa.
As exportações portuguesas representam cerca de 50% do PIB, e os produtos e serviços portugueses são reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade, design, diferenciação e aposta na sustentabilidade.
Entre as principais exportações portuguesas contam-se o turismo, as máquinas e aparelhos, os veículos automóveis e outro material de transporte, os serviços às empresas, os metais comuns, os combustíveis minerais, os plásticos e borracha, os produtos agroalimentares e os produtos químicos. Os principais mercados de exportação são Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, EUA, Países Baixos, Itália, Bélgica, Irlanda e Angola.
Como país multicultural e aberto ao negócio, e com talento reconhecido internacionalmente, Portugal é considerado um destino de topo para o investimento direto estrangeiro (IDE).
Em 2022, o país registou um recorde de 248 projetos de IDE angariados e alcançou o segundo maior crescimento na atração de investimento entre os 10 principais países europeus, de acordo com o EY Attractiveness Survey - Portugal. Os principais países investidores em Portugal são os EUA, a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Espanha.
Portugal está também classificado no Kearney FDI Confidence Index 2022, figurando entre os 25 melhores países do mundo, e foi considerado o 2º país mais aberto ao IDE no FDI Regulatory Restrictiveness Index 2020 da OCDE, num total de 68 países.
As políticas favoráveis ao negócio têm apoiado o crescimento do investimento estrangeiro em Portugal. O grau de integração e de abertura do país na economia mundial permitiu a Portugal celebrar acordos e convenções bilaterais com diversos países e entidades internacionais.