GMT+0
Mesmo fuso horário que o Reino Unido e a Irlanda
A localização estratégica de Portugal, na confluência dos continentes europeu, africano e americano, e uma excelente rede de ligações fazem de Portugal o parceiro de negócio ideal.
Benchmarking Internacional
Com uma localização estratégica entre a Europa, África e as Américas, com excelentes ligações aéreas, terrestres e marítimas, Portugal é um centro Atlântico que permite às empresas alcançar mercados globais.
A estabilidade económica e social faz de Portugal um dos destinos de proximidade mais relevantes na Europa, atraindo empresas de todo o mundo para estabelecer ou expandir os seus negócios.
Como o país mais ocidental da Europa continental, Portugal encontra-se na Península Ibérica, na convergência de três continentes. A sua localização estratégica faz do país uma porta de entrada para o Espaço Schengen, com a maioria das capitais europeias a menos de três horas de avião de Lisboa. É também o país europeu mais próximo dos Estados Unidos, Canadá e América do Sul.
Portugal é membro da União Europeia e da zona euro, dando acesso a uma das maiores áreas de comércio livre do mundo – o mercado da UE –, com quase 500 milhões de consumidores em 27 países europeus.
O continente português, juntamente com a Região Autónoma da Madeira, segue o Tempo Médio de Greenwich (GMT), um fuso horário conveniente que facilita o trabalho em equipa e a coordenação entre várias geografias.
Encontra-se no mesmo fuso horário do Reino Unido e da Irlanda, com apenas uma diferença de 1 hora da maioria da Europa Central e Ocidental, e uma diferença de 2-3 horas do Brasil, Turquia ou Médio Oriente.
A diferença horária com os Estados Unidos da América – 5 horas a mais que na costa leste e 7 horas face à costa oeste – permite, dentro de um horário de trabalho razoável, comunicar em tempo real com o continente norte-americano, o que faz de Portugal uma base verdadeiramente global.
Refletindo a abertura do país e o nível de integração na economia mundial, Portugal celebrou vários acordos bilaterais e convenções com diferentes países e entidades supranacionais.
Além da União Europeia, Portugal é membro das Nações Unidas, do Conselho de Parceria Euro-Atlântica, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio, apenas para citar alguns.
O país também faz parte de 87 organizações internacionais e assinou convenções para evitar a dupla tributação com mais de 70 países.
As relações históricas e linguísticas de Portugal com os continentes asiático, africano e sul-americano fazem de Portugal uma ponte para as relações internacionais.
Como língua oficial de nove países, o português é atualmente a quinta língua mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de falantes – um número que se espera que suba para quase 400 milhões até 2050 e para 500 milhões até 2100, de acordo com estimativas das Nações Unidas.
A língua portuguesa é também a pedra angular da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um fórum multilateral privilegiado que promove a cooperação cultural, económica e política entre os Estados-membros. Além de Portugal, esta aliança reúne seis países da África Ocidental e Meridional, bem como Brasil e Timor-Leste, o que representa um mercado potencial de mais de 290 milhões de consumidores.