Portugal ao fazer parte da NATO possibilita os agentes nacionais o acesso ao procurement desta multilateral gerando oportunidades de negocio.
A NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), é a aliança de 30 países da Europa e da América do Norte que promove a cooperação na defesa e segurança dos países Aliados, bem como a realização conjunta de Operações e Missões.
Procurement
O procedimento de procurement (aquisição) mais comum é concurso ou licitação internacional. São processos competitivos e concorrenciais (ajuste direto não é regra é exceção). Regra geral são apenas elegíveis para participação nos procedimentos entidades sedeadas nos países membros da NATO.
O procurement, na sua maioria, é centralizado e gerido pela NSPA (NATO Support and Procurement Agency) NSPA | Home (nato.int)
Em causa estão aquisições para a estrutura de comandos da Aliança e para cada um dos países membros e parceiros desta organização, incluindo o abastecimento e manutenção dos sistemas de armas e equipamentos de defesa e segurança, e os fornecimentos e serviços diversos para suporte às operações e exercícios nas mais diversas áreas, como por exemplo: catering, transporte, construção e reconstrução de infraestruturas, têxteis, vestuário e calçado. NSPA | Procurement (nato.int)
As oportunidades de negocios poderão ser consultadas em NSPA | Opportunities (nato.int)
Para ser fornecedor da NATO é necessário estar registado como fornecedor na base NSPA Source File. O registo é gratuito e permite receber convites e pode participar em procedimentos de procurement.