No âmbito da realização do evento Technology Days Materia, nos dias 23 e 24 de outubro, destinado ao setor da metalomecânica, a associação setorial espanhola Feamm acaba de lançar uma nota sobre as exportações espanholas de moldes e matrizes, em 2023, com base nos dados sobre comércio internacional do ICEX.
Da análise efetuada, a ressaltar uma clara recuperação do setor, quer em termos de exportações, quer de importações.
A Europa é o principal destino das exportações espanholas, surgindo a Alemanha como principal cliente. Seguem-se os EUA e Portugal, mercados que registaram um crescimento significativo na compra de matrizes e o México na compra de moldes de injeção para metais. Já França liderou a compra de moldes de injeção de plástico.
A América Latina, EUA e Canadá são os seguintes principais clientes de Espanha de moldes de injeção de plástico, surgindo Marrocos igualmente como um destino relevante.
No que concerne às importações, a China permanece como o principal fornecedor de Espanha no setor dos moldes, especialmente de injeção de alumínio e plástico, seguindo-se Portugal, não obstante se ter registado uma ligeira quebra das exportações do nosso país relativamente a 2022.