Portugal é um dos maiores produtores de vinho do mundo, o 10º numa lista liderada pela Itália, França e Espanha, com uma produção anual que frequentemente ultrapassa os 6 milhões de hectolitros.
O crescimento da vinha portuguesa tem sido impulsionado por uma combinação de fatores económicos, culturais e tecnológicos. Este desenvolvimento reflete-se na expansão da área de cultivo e na melhoria da qualidade dos vinhos produzidos. Em 2023 as exportações atingiram os 928 milhões de euros e o Vinho do Porto continua a ser o que tem maior sucesso nos mercados externos. Mas o segmento dos vinhos de mesa, tintos, brancos e rosés, tem crescido em vários mercados.
Os entrevistados deste mês são Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, e Tiago Miguel de Freitas, presidente do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
O mercado em análise é a Coreia do Sul. Com economia em crescimento e cada vez mais tecnológica, que dá prioridade a setores como os semicondutores, a biotecnologia ou o futuro da mobilidade, a Coreia do Sul tem uma cultura de consumo única, onde os produtos tradicionais e as grandes tendências internacionais se juntam. O setor agroalimentar, e nomeadamente o vinho, pode ser uma aposta de sucesso para as empresas exportadoras portuguesas.
Já disponível a edição de setembro da Revista Portugalglobal
Voltar
Revista Portugalglobal
Revista Portugalglobal - Já disponível a edição de setembro
A revista deste mês é dedicada aos Vinhos Portugueses.
AICEP
05 set. 2024