Pretende exportar ou investir em países em desenvolvimento? Sabia que as Multilaterais são grandes players que podem contribuir para a sua expansão nestes mercados?
As organizações Multilaterais internacionais são organizações supranacionais e que têm como acionistas os Estados. Estas organizações caracterizam-se por promover o desenvolvimento dos seus países de operação, que variam de organização para organização.
Além da participação de Portugal na União Europeia e no Sistema das Nações Unidas, Portugal é acionista de nove Instituições Financeiras Internacionais (IFI) de relevo. Essas IFI são as seguintes:
- Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD);
- Grupo Banco Mundial (Grupo BM);
- Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
- Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF);
- Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD);
- Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII);
- Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD);
- Grupo Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI);
- Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).
As oportunidades do mercado das Multilaterais
A participação de Portugal nestas organizações gera inúmeras oportunidades para as empresas nacionais: seja por via das exportações, através do Procurement gerado pelos projetos financiados pelas Multilaterais; seja por via do financiamento de projetos de investimento por parte de empresas e investidores nacionais.
Por via do Procurement
O Procurement é realizado, em regra, através de concursos publicados online para o fornecimento de serviços, bens e obras.
Os principais benefícios deste género de concursos abarcam o cumprimento de regras pré-estabelecidas, processos de adjudicação abertos, competitivos e transparentes, redução dos riscos de não cumprimento pela entidade adjudicatária e financiamento garantido pela Multilateral. Para não falar de toda a informação a que se pode aceder antes da publicação dos concursos, facilitando decisões estratégicas e um atempado posicionamento.
Por via do financiamento de projetos de investimento
Já no financiamento de um projeto, é a empresa que o deve solicitar junto da Multilateral ou instituições financeiras intermédias. Dentro dos principais instrumentos financeiros destacam-se os empréstimos, participação em regime de equity/quasi-equity, garantias e subvenções.
Estes financiamentos são obtidos em condições vantajosas e flexíveis e ajustadas ao mercado e setor, existindo também o benefício de associação do projeto à reputação da Multilateral bem como o conforto de a ter como parceira, permitindo a partilha e minimização de riscos.
O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF)
Para apoiar todas as entidades portuguesas em todas as fases do seu relacionamento com as Multilaterais, bem como para qualquer esclarecimento, existe o Grupo de Trabalho das Multilaterais, constituído pela AICEP e pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (GPEARI-MF).
O Grupo organiza regularmente eventos, seminários, ações de capacitação, webinars, missões empresariais e reuniões bilaterais com especialistas e representantes nas Multilaterais. E, sobretudo, existe para partilhar informação/conhecimento, facilitar contactos e prestar apoio personalizado.
Para iniciar este processo, aconselhe-se com o seu Gestor de Cliente.
Exportar com as Multilaterais é apostar num mercado com processos transparentes e concorrenciais. Investir com as Multilaterais é a certeza de ter o melhor parceiro possível. Explore quais as oportunidades que existem para a sua empresa!
Um Mundo de oportunidades e os resultados estão à vista
Todos os anos, o Grupo de Trabalho das Multilaterais publica um folheto com os resultados da participação de Portugal no mercado das Multilaterais, tendo por base as estatísticas oficiais das Multilaterais de valores afetos a Portugal. A estes resultados, acrescem todos os contratos obtidos por entidades nacionais ao nível de subvenções, de contratos angariados com sucursais nos mercados, como membros de consórcios em que não são o líder e como subcontratados.
Consulte os resultados com os últimos dados completos disponíveis de 2020 divulgados no folheto anual Retorno para a Economia Nacional Resultante da Participação de Portugal nas Multilaterais, do Grupo de Trabalho das Multilaterais.