Realiza-se em Lisboa, dia 16 de outubro, das 8:30 às 14:00, o Seminário sob o tema “Cidades resilientes, regeneradas e revitalizadas: A biodiversidade e a cultura como oportunidade para a transformação urbana”, organizado pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, em colaboração com a Casa da América Latina em Lisboa e as Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais, Matosinhos e Porto, e com o apoio do Ministério das Finanças de Portugal e da AICEP.
Não perca esta oportunidade de networking e de aumentar o seu conhecimento sobre os desafios e as oportunidades associadas às cidades na América Latina e Caraíbas!
Este seminário contará com a participação de vários representantes da CAF, de entidades da América Latina e das Caraíbas e de Portugal. As cidades são uma área de investimento com oportunidades para empresas, universidades e outras entidades nacionais com interesse em trabalhar em projetos com cidades, em setores como: água e saneamento, mobilidade e transporte (autocarros, metro, comboio, …) e prestação de serviços de consultadoria e de construção nas mais diversas áreas.
O seminário busca abordar os desafios ambientais e sociais enfrentados pelas cidades, por meio da troca de novos paradigmas territoriais que visam a sustentabilidade. Isso inclui a integração de infraestruturas resilientes, com foco em soluções baseadas na natureza, na conservação do patrimônio natural e cultural e no aproveitamento do potencial criativo das cidades. Atualmente, as cidades enfrentam múltiplos desafios ambientais e sociais que requerem uma abordagem de resiliência urbana e o aproveitamento de seus valores locais para promover um desenvolvimento econômico inclusivo. Para enfrentar essas crises, o CAF promove uma mudança de paradigma no modelo atual de desenvolvimento urbano, visando a consolidação de cidades e comunidades mais verdes, justas e prósperas. Isso implica a adoção de abordagens integradas que considerem o planejamento do uso do solo, a mobilidade urbana, a gestão da água, o manejo de resíduos, a valorização dos ativos culturais e a conservação da natureza no tecido urbano. Para alcançar esse objetivo, é crucial avançar em políticas, planos, programas e projetos que promovam, por um lado, a conservação da biodiversidade e do patrimônio natural e cultural e, por outro, o investimento em infraestruturas verdes e azuis, que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Nesse contexto, será muito importante apoiar projetos integrados que reconheçam os valores locais e que combinem obras físicas com compromissos de sustentabilidade e ativação cultural e econômica. Este seminário proporcionará uma plataforma para que autoridades nacionais e locais ibero-americanas compartilhem experiências e soluções inovadoras que promovam cidades mais resilientes, saudáveis e culturalmente ricas. O objetivo será fortalecer a cooperação regional e global, compartilhando conhecimentos e melhores práticas que possam ser replicados em diversas cidades do mundo, contribuindo assim para o desenvolvimento de ambientes urbanos mais vibrantes e sustentáveis.
Voltar
Seminários e Conferências
Desafios e Oportunidades Cidades da América Latina e Caraíbas
CAF: Seminário decorre dia 16 de outubro em Lisboa.
CAF/AICEP
02 out. 2024