A CIMPOR lança o seu Relatório de Sustentabilidade 2023 e reforça o compromisso com o crescimento sustentável, a descarbonização e as práticas empresariais responsáveis. O documento reflete a Política de Sustentabilidade da empresa e o empenho em alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
O Relatório de Sustentabilidade de 2023 identifica o progresso em várias frentes estratégicas, bem como algumas das metas associadas. Um dos principais focos do relatório é a redução das emissões diretas específicas de CO₂, que em 2023 atingiram os 647 kg de CO₂ por tonelada de produto cimentício. Este progresso constitui um passo importante na estratégia de descarbonização da empresa, que tem como meta a redução destas emissões em 37% até 2030, face aos níveis de 1990. De referir ainda que, na primeira metade de 2024, a CIMPOR submeteu a sua estratégia de descarbonização e respetivas metas para validação pela Science-Based Targets initiative (SBTi). O objetivo principal é garantir que estas metas estejam alinhadas com o Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a cerca de 2°C até ao final do século, em relação aos níveis pré-industriais, idealmente restringindo este aumento a 1,5°C.
O relatório destaca o compromisso da CIMPOR com os seus colaboradores, objetivo que pretende reforçar continuamente. A capacitação faz parte desse compromisso e, nesse sentido, foram realizadas em 2023 mais de 86.000 horas em formação, com ênfase em segurança e produção. A empresa pretende continuar a priorizar a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), não tendo registado, no ano em análise, qualquer acidente grave ou fatal. O objetivo passa por promover uma cultura de segurança em todas as operações.
O Relatório de Sustentabilidade 2023, que pode ser consultado aqui, oferece uma visão abrangente das iniciativas, conquistas e progressos da empresa no último ano e reforça o compromisso com a neutralidade carbónica até 2050.
Voltar
Sustentabilidade
CIMPOR lança Relatório de Sustentabilidade 2023
Empresa reforça compromisso com a descarbonização até 2050.
Cimpor/AICEP
01 out. 2024