“No Brasil, a evolução tem sido positiva: abrimos o nosso segundo escritório em São Paulo, conseguimos entrar no primeiro cliente do setor financeiro e estamos com boas oportunidades de entrar em mais clientes em 2024. No Reino Unido, iniciámos um projeto, no último trimestre de 2023, que já apresenta resultados concretos. O ano foi também de consolidação de parcerias em diversos pontos do mundo”, explica Pedro Nicolau, CEO da askblue.
A askblue esteve presente em vários eventos de sectoriais de referência, como o IDC FutureScape, o Next Step Exec no Brasil e o IDC Directions. Este investimento terá continuação e tem por objetivo reforçar a marca e permitir à empresa estar bem-posicionada nos mercados onde atua.
A empresa teve um aumento da atividade em setores de relevo, como Energia e Transportes, o que contribui para a diversificação do portefólio de clientes. Ainda assim, mantém uma forte presença nos setores Financeiro e Segurador.
Este ano, a askblue prevê retomar o crescimento, atingindo um volume de negócio de 23 milhões de euros, e contratar 80 colaboradores. Em termos de estratégia, a empresa pretende reforçar a confiança dos seus clientes para entrega de projetos de cada vez maior complexidade, reforçando as competências nos serviços que já oferece, como os Application Management Services (AMS), os Center of Excelente (CoEs), os serviços de Quality Assurance (QA), o desenvolvimento à medida de aplicações em low code, o Outsourcing Especializado e os serviços Consultoria e de Interaction Design.
Em paralelo, a empresa quer continuar a crescer em todos os mercados e apresentar novos serviços, como o recém-lançado de Data & Analytics, que procura endereçar a crescente procura de soluções que potenciam os dados das organizações.
Este serviço endereça todas as necessidades associadas com dados, desde a garantia de melhores práticas de modelação, unificação e garantia de uma visão única da verdade, até à exploração de modelos analíticos avançados, em particular para casos de usos de inteligência artificial generativa (GenAI), passando pelo Data Management, o Data Governance e BI & Analytics.
“Em 2024, vamos continuar a investir na marca askblue, para que tenha maior visibilidade e reconhecimento no mercado, não só por potenciais clientes, como também por candidatos a trabalhar connosco. O negócio só pode crescer se formos uma boa empresa para trabalhar, com oportunidades internas, acompanhamento, possibilidade de crescimento e reconhecimento dos colaboradores”, conclui Pedro Nicolau.