A Phantasos importa e comercializa produtos alimentares premium de fornecedores europeus, Itália e França, focando em queijos e carnes curados, assim como de coleções distintas de caviar refinado e chocolates. Na presente fase, está em expansão pretendendo alargar o leque de produtos representados. A lista dos seus clientes inclui supermercados, lojas deli, lojas de vinhos, restaurantes, wine bars and iates.
O Food & Beverage diretor da Phantasos, Constantinos Sarantis, foi convidado pela AICEP, para visitar Portugal de 27 a 31 de outubro , e conhecer a oferta nacional de queijos e charcutaria (carnes de porco preto temperadas e curadas) agroalimentares portugueses.
No dia 27 tarde e dia 31 de manhã as reuniões serão na AICEP.
Os dias 28, 29 e 30 dedicados a visitas a empresas.
A empresa será responsável pela escolha das empresas portuguesas que participarão nesta ação, tanto em visitas como em reuniões.
Assim, e no caso desta oportunidade comercial se adequar à sua empresa, muito agradecemos que, até ao próximo dia 23 de setembro, nos envie a vossa manifestação de interesse em inscrever-se nesta ação junto do vosso gestor de clientes.
Dados do mercado:
Ao longo dos últimos anos, com o crescimento da economia grega e do consumo, assim como dos fluxos turísticos entre Portugal e Grécia, regista-se um interesse acrescido do consumidor grego nos produtos agroalimentares portugueses.
Assim, o momento da organização desta visita é muito oportuno já que é agora que os compradores locais, importadores e distribuidores, começam a olhar com maior atenção para Portugal.
A Grécia constitui um mercado importante, de grandes oportunidades de negócio para a indústria portuguesa, já que se trata de um país de aproximadamente 50 milhões de consumidores, tendo em conta que, para além da sua população de 10 milhões, recebe anualmente mais de 35 milhões de turistas (40 milhões em 2025).
De notar ainda em relação à importância do mercado da Grécia as seguintes vantagens comparativas:
* Estabilidade política e económica, com ritmo de crescimento do PIB acima da média europeia;
* Grandes investimentos na construção de novos hotéis de luxo, de recuperação de hotéis já existentes e na restauração (abertura de novos restaurantes e bares de luxo, com destaque para as zonas mais turísticas e nas grandes cidades do país);
* Crescimento do poder de compra dos gregos;
* Valorização pelo consumidor de produtos de qualidade e gourmet e existência de uma classe média-alta que gosta de gastar em produtos certificados e de excelência;
* Muito embora a Grécia seja um país concorrente no setor agroalimentar, há tipos de produtos que não se encontram em comercialização neste mercado, como por exemplo o queijo da Serra;
* Mesmos hábitos nutricionais e viragem dos compradores gregos a fornecedores europeus;
* Grande capital de simpatia para com Portugal e, em geral, os portugueses.
É importante que se verifiquem as seguintes condições: Produtos- queijos e charcutaria (carnes de porco preto temperadas e curadas).