A Portugal Ventures acaba de lançar a Call Leiria Crescimento, uma iniciativa destinada a investir em projetos inovadores com elevado potencial de crescimento e valorização, especialmente em setores estratégicos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
O objetivo é apoiar empresas com sede ou com intenção de se estabelecer nesta região, desde que tenham presença e operações significativas no território.
As candidaturas estão abertas até 8 de setembro e destinam-se a empresas em diferentes estágios de desenvolvimento – desde a fase seed, passando por startups, até séries mais avançadas (A, B e C). Os montantes de investimento variam entre 250 mil euros e 1,5 milhões de euros.
A iniciativa é promovida em parceria com a CIMRL, a Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (Nerlei CCI), a Startup Leiria, o Politécnico de Leiria e vários investidores privados. O foco está no financiamento de capital de risco para projetos orientados para a exportação, para a redução da dependência externa, para a progressão nas cadeias de valor, para o aumento da capacidade produtiva, e para a transição verde e digital.
São elegíveis tanto projetos empresariais de criação de novas empresas como projetos de crescimento, expansão e internacionalização, incluindo ainda iniciativas que reforcem a capacitação de PME maduras na criação de novos produtos e serviços. Também se pretende promover o investimento de empresas consolidadas em inovação e investigação, e fomentar sinergias entre empresas, centros de I&D e instituições de ensino superior.
Podem candidatar-se empresas nas fases seed, startup e later stage venture, que atuem nos setores Digital, Indústria, Tecnologias da Saúde e Turismo, com especial enfoque em áreas como economia verde e eficiência energética, TIC e mobilidade inteligente, ciências da vida e biotecnologia, entre outras com impacto relevante. Os projetos devem ser inovadores, com equipas multidisciplinares lideradas por fundadores com capacidade de gestão, e contar, pelo menos, com um produto minimamente viável (MVP). A viabilidade económica e o potencial de crescimento global são critérios essenciais, assim como a proteção e valorização da propriedade intelectual, sempre que aplicável.
As empresas devem estar ou vir a estar sediadas na região da CIMRL e apresentar impacto económico relevante e mensurável. Terão de ser PME ou Mid Cap, estar devidamente licenciadas, possuir contabilidade organizada e uma situação económico-financeira equilibrada. Também devem estar em conformidade com as obrigações legais junto da Administração Fiscal, da Segurança Social e no contexto dos fundos europeus, além de demonstrarem o cumprimento da legislação relativa ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. É ainda obrigatório subscrever a Declaração de Compromisso do Beneficiário Final.
As candidaturas devem ser submetidas através do site da Portugal Ventures, em inglês, e acompanhadas de toda a documentação solicitada. Dúvidas ou pedidos de informação adicional podem ser enviados para submissions@portugalventures.pt.
Os projetos serão alvo de uma triagem inicial de elegibilidade e avaliados com base em critérios como competências da equipa de gestão, grau de inovação da proposta, diferenciação face à concorrência, grau de planeamento, dimensão e caracterização do mercado-alvo, modelo de negócio, tração, necessidades de financiamento, potencial de saída (exit) e mitigação de riscos.

Voltar
Empresas
Portugal Ventures destina até 1,5 milhões de euros às empresas
Projetos de empresas nas fases seed, startup, later stage venture.
Portugal Ventures/AICEP
18 jul. 2025