A Unicorn Factory Lisboa recebeu a visita de Jessika Roswall, Comissária Europeia para o Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva. A sessão, que decorreu na Fábrica de Unicórnios, reuniu diversas organizações do ecossistema de inovação português, incluindo o Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, o diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, Gil Azevedo, e vários empreendedores nacionais com projetos tecnológicos focados na sustentabilidade e na transição verde.
Durante a visita, foram debatidos os principais desafios atuais da União Europeia (UE) no domínio das tecnologias verdes, com especial foco na necessidade de reforçar a capacidade de inovação dentro da Europa. A Comissária Roswall destacou a urgência de uma resposta coordenada, sublinhando que este é um momento estratégico para a UE de se afirmar a nível global. Neste sentido, reforçou a existência de talento altamente qualificado na Europa, destacando a excelência dos inovadores europeus, e a necessidade de promover mais investimento e reforçar a competitividade no setor da inovação. Reconheceu ainda o trabalho desenvolvido pela Unicorn Factory Lisboa como um exemplo de dinamismo e impacto no ecossistema empreendedor europeu e destacou o papel na inovação na área da sustentabilidade, onde a Fábrica de Unicórnios já conta com o greenhub, um espaço de inovação para sustentabilidade em parceria com a Brisa e a REMO Powered by Mota-Engil, o programa de aceleração Clean Future, em parceria com outras cidades europeias, e, mais recentemente, o LX Circular, um programa para startups na área da economia circular.
A sessão contou com a participação de diversos empreendedores e especialistas. O debate centrou-se nas necessidades de uma Europa mais forte na área da inovação sustentável, em que estes tiveram a oportunidade de partilhar os desafios e as suas perspetivas no desenvolvimento de soluções tecnológicas na Europa, onde “se transforma dinheiro em conhecimento, mas tem-se dificuldade em transformar conhecimento em dinheiro”. Estiveram presentes Luísa Cruz (MicroHarvest), Frederico Duarte (Bauhaus of the Seas Sails), Ioulia Voulgari (Hydroscape Lisbon), Chiara Rivas (Tru Market), Sandra Oliveira (Singular Wonders), Marília Lara (Stattus4), Patrícia Gomes (Matterpieces), Tiago Marques (greenmetrics.ai), Márcia Pereira (Bandora), Luís Rebelo (Cleantech for Iberia), Luís Branco (Zeropact) e André Pedro (Manie).
O Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, enalteceu a relevância de uma estratégia integrada para a inovação nas áreas da resiliência hídrica e economia circular., e destacou o papel da Unicorn Factory Lisboa na dinamização do ecossistema português. Sublinhou que “eficiência, resiliência e inovação” são pilares essenciais para enfrentar os desafios ambientais atuais, nomeadamente o desperdício de recursos. Para além disso, mencionou a implementação de um plano de ação, apoiado por protocolos e iniciativas que ajudam a impulsionar projetos inovadores. No âmbito desta estratégia, referiu o projeto “A Água que nos Une” como um exemplo concreto da nova visão do Governo para o futuro da água em Portugal.
A realização destes encontros é fundamental para aprofundar o diálogo direto entre responsáveis políticos, empreendedores e entidades de inovação sobre as prioridades da União Europeia para a inovação e a transição sustentável, em particular. No atual contexto internacional, marcado por fortes investimentos em tecnologia por parte de economias como os Estados Unidos e a China, esta iniciativa organizada pela Unicorn Factory Lisboa teve como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da Europa na promoção de uma estratégia comum que reforce a sua capacidade de inovação, cooperação e desenvolvimento tecnológico.