Em 2023, a Roménia consolidou-se como um centro relevante no comércio de calçado na Europa Central, ao ocupar a 17ª posição no ranking mundial de exportadores, segundo o ITC. No mesmo ano, o país importou 402 milhões de USD de calçado de couro, posicionando-se como o 26º maior importador global neste segmento, de acordo com o Comtrade.
Este mercado tem registado um crescimento sustentado, com uma evolução média anual de 8,3% entre 2019 e 2023, acima da média mundial. Prevê-se que este dinamismo se possa intensificar até 2029, potenciado pela expansão do e-commerce. A valorização da qualidade e do conforto pelos consumidores romenos poderá representar uma vantagem competitiva para a oferta portuguesa.
O estudo setorial da AICEP (Ficha Setorial de Entrada no Mercado - Calçado de Couro na Roménia), entretanto divulgado, identifica tendências de consumo, canais de distribuição e oportunidades de entrada, sendo especialmente relevante para empresas portuguesas que pretendam explorar este mercado em expansão.

Voltar
Tendências & Oportunidades
Calçado de Couro na Roménia: um mercado em crescimento
A Roménia consolidou-se como um centro relevante no comércio de calçado na Europa Central.
AICEP
11 jul. 2025