A Science Based Targets initiative (SBTi) aprovou as metas da Brisa para a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
É a primeira vez que uma empresa portuguesa do setor de infraestruturas confirma os objetivos e planos de ação de descarbonização de acordo com as exigências desta organização internacional.
A SBTi é a principal referência mundial na validação de metas corporativas de redução de emissões de gases com efeito de estufa. Estas metas são alinhadas com a ciência climática, combinando as exigências de quatro grandes organizações internacionais — CDP (Carbon Disclosure Project), United Nations Global Compact, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF).
O objetivo principal da SBTi é ajudar empresas e instituições financeiras a definir metas de descarbonização consistentes com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
As metas indicadas pela Brisa foram confirmadas no curto e no longo prazo. A aprovação reconhece a ambição e o compromisso do Grupo na luta contra as alterações climáticas, alinhando-se com as metas mais exigentes do Acordo de Paris e as trajetórias científicas que limitam o aquecimento global a 1,5?°C.
A Brisa tem vindo a apresentar uma trajetória consistente neste sentido, tendo já reduzido em 24% as suas emissões próprias (emissões de Âmbitos 1 e 2) entre 2021 e 2024.

Voltar
Sustentabilidade
Brisa no caminho certo para a descarbonização
Science Based Targets initiative (SBTi) aprova metas de redução de emissões da Brisa.
Brisa/AICEP
11 jul. 2025