O Festival Internacional de Cinema em Guadalajara (FICG) e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México, lançaram a primeira edição da convocatória "Del papel a la luz", com o objetivo de fortalecer a ligação entre os setores audiovisual e editorial e facilitar o acesso a obras literárias que possam ser adaptadas aos ecrãs.
A convocatória está aberta até ao dia 29 de agosto e destina-se a produtores, plataformas de streaming e conteúdos interessados em adquirir os direitos de adaptação de obras literárias ibero-americanas para cinema, séries ou plataformas digitais.
Os selecionados serão anunciados a 17 de setembro e terão acesso profissional à 39.ª edição da FIL Guadalajara, entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2025, assim como a espaços de networking e a outras atividades profissionais do certame. Além do acesso ao evento, poderão, ainda, participar no Salón de Derechos, integrar os catálogos de contactos e beneficiar do apoio à deslocação e ao alojamento.
As condições de participação e o formulário para inscrição estão disponíveis nesta página.
Recorde-se que no passado mês de junho, Portugal foi o Convidado de Honra do FICG. Entre filmes em competição e uma retrospetiva mais alargada, o programa integrou 38 filmes portugueses, entre curtas e longas-metragens de ficção, animação e documentários, além de um vasto programa de atividades que contemplou exposições, conversas e masterclasses.