De 21 a 23 de maio de 2024, o Europarque, em Santa Maria da Feira, volta a ser o ponto de encontro das indústrias têxtil, vestuário, calçado, artigos de pele e acessórios. A próxima edição em Portugal da Intertex - Feira Internacional da Indústria Têxtil e da Intershoes - Feira Internacional do Calçado e artigos de pele, dará particular destaque às novas tendências na Indústria, especial atenção ao design, empreendorismo, sustentabilidade e inovação.
A organização do evento continua a cargo da empresa norte-americana BGroup, que espera contar com a participação de cerca de 200 empresas provenientes de mais de 15 países, num lugar que reunirá alguns dos principais agentes destas indústrias, pretendendo juntar num mesmo espaço toda a fileira têxtil e do calçado como designers, matérias-primas, fabricantes, confeção, vestuário, redes de lojas e compradores de retalho, importadores, marcas nacionais e internacionais. “Esta exposição têxtil pretende ser uma das mais abrangentes da Europa. Atentos às necessidades do mercado temos vindo a
O programa vai contar com várias novidades. Realizar-se-á a primeira edição do Salão Intertex Machinery dada a importância e o destaque que este subsetor representa para a indústria têxtil nacional. Quanto ao Espaço Start-up Area, é dedicado às novas empresas com menos de três anos de atividades e tem como objetivo incentivar e impulsionar as empresas emergentes no têxtil e no calçado em áreas relevantes como a inovação e a sustentabilidade.
Haverá, o Thinking Textiles & Shoes, um espaço para palestras com conteúdos relevantes e cujo objetivo será apresentar práticas sustentáveis e debater a evolução e o futuro do têxtil e do calçado. Por outro lado, as empresas expositoras, através dos Business Talks, poderão apresentar e realizar os seus pitchs de forma a promover os novos produtos, serviços e projetos à procura de investidores ou apresentar os mais recentes avanços tecnológicos.
Foi ainda desenvolvido um projeto sustentável em colaboração com o MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios, para a Intertex Portugal. Ambicioso e que envolve diversos recursos, o desafio consistiu em que cada aluno participante apresentasse um design cuja peça se materializou na fábrica de uma empresa, também ela, interveniente. Desta forma, promoveu-se uma maior aproximação do ensino às empresas, contribuindo para estimular e reter novos talentos.
Apoios à internacionalização
No seguimento do sucesso nas edições anteriores, com a presença de alguns dos maiores buyers mundiais do sector, a organização continua a realizar o programa de Hosted Buyers. Assim sendo, a organização convidará dezenas de compradores internacionais com capacidade de decisão e interesse específico no mercado português, e os expositores nacionais terão a possibilidade de convidar um cliente ou potencial cliente internacional para participar no certame. Estes certames contam com o apoio renovado da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, da UACS – União das 3 Associações do Comércio e Serviços e do MODATEX. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o Turismo do Centro e do Porto e Norte de Portugal são também parceiros no evento.
2023 supera visitas do ano anterior
Na edição 2023, a Intertex e a Intershoes contaram mais de 4.500 visitantes profissionais registados, maioritariamente provenientes da Europa e da Ásia, mas também de África e das Américas. No Europarque marcaram presença 130 expositores em representação de 15 países. 80% consideraram que o evento contribuiu para aumentar a notoriedade internacional da sua marca, manifestando o propósito de voltar