Nos dias 14 e 15 de setembro, a Cidade do Zero está de volta.
Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, o evento muda-se este ano para Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, aproveitando a sua envolvente natural e ocupando o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições do ISA.
Organizada por Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e João Barreiros, parceiro no Do Zero, a Cidade do Zero tem como missão demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva. É pensada para todos e para todas as idades, de entrada gratuita, preparada para pessoas com mobilidade reduzida e os animas de companhia são bem-vindos em todos os espaços do evento. A programação completa da Cidade do Zero será anunciada no site, muito em breve.
Com o objetivo de ensinar sustentabilidade através de diferentes experiências e de uma forma cativante, a Cidade do Zero apresenta, novamente, uma agenda de workshops, uma zona de showcookings, e várias oficinas de reparação e DIY (calçado, roupa, pequenos eletrodomésticos, bicicletas). Conta, ainda, com diversos espaços com palestras, debates e mesas redondas que abordam o tema da sustentabilidade ambiental e social nas suas várias dimensões, contando com a partilha e o know-how de profissionais e especialistas das áreas da ciência, ambiente, saúde, engenharia, economia, política, alimentação e biodiversidade, entre outras.
No que diz respeito ao consumo, um mercado com marcas nacionais de várias áreas (moda, decoração, casa, criança), volta a estar presente, para quem quer comprar produtos novos, e a integrar modelos alternativos de economia circular, incorporando uma zona de trocas (livros, roupa, plantas e bicicletas) e de vendas em segunda- mão. Para as refeições, a Cidade do Zero dispõe de várias opções de restauração, com diferentes espaços para snacks e para refeições completas.
A Cidade do Zero funciona entre as 10h000 e as 19h30. A participação em todas as atividades é gratuita, mas será necessário fazer uma inscrição prévia. A programação completa de palestras, debates e mesas redondas, workshops e showcookings, será anunciada em breve no site do evento, onde é possível (e aconselhável) fazer uma inscrição, deixando o e-mail, para receber todas as informações e um alerta, assim que a programação esteja disponível. Mais informações sobre a “Cidade do Zero” no site oficial do evento, Cidade do zero , e no Instagram: @cidadedozero.

Voltar
Sustentabilidade
3ª edição da ‘Cidade do Zero’ nos dias 14 e 15 de setembro
‘A cidade mais sustentável do país’ instala-se no Instituto Superior de Agronomia.
ISA/AICEP
05 ago. 2024