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Nº de operações
O setor dos serviços partilhados em Portugal oferece vantagens estratégicas com mão de obra qualificada e um ambiente de negócios favorável.
O setor dos Serviços Partilhados
Os primeiros Centros de Serviços Partilhados em Portugal foram criados na década de 1990 e registaram um rápido crescimento, principalmente a partir de 2015. Desde esse ano, foram criados 58 novos centros de serviços partilhados no país, representando 62% do total.
O investimento direto estrangeiro desempenha um papel importante neste setor, uma vez que mais de 90% destas operações são detidas por empresas estrangeiras e cerca de 90% presta serviços a nível internacional.
Grande parte dos serviços são prestados internamente às empresas do grupo e as funções comuns incluem finanças, recursos humanos, compras, logística, serviço de apoio ao cliente, Tecnologias de Informação, master data, compliance e jurídico, análise de dados, entre outras. De acordo com o nível de maturidade, muitos centros estão a implementar, ou já implementaram, soluções de Robótica e Automação de Processos e tecnologias de IA, permitindo-lhes automatizar atividades transacionais e, assim, alcançar uma maior produtividade.
As principais razões pelas quais Portugal é escolhido para estes investimentos incluem frequentemente a disponibilidade de talento com as competências necessárias, a proficiência linguística, um fuso horário adequado para servir diferentes geografias e ligações aéreas frequentes com os principais destinos na Europa e na América do Norte.