O início
O programa de estágios internacionais Inov Contacto inicia-se com o Campus, designação dada a toda a formação proporcionada ao longo do Estágio.
É um plano de formação blended, dinâmico, multidisciplinar e engloba temáticas que vão da internacionalização à economia portuguesa, passando pela interculturalidade, novas visões da sociedade e tendências da humanidade.
Objetivo
Dotar os estagiários ficam com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional em qualquer área de atividade, tais como competências de empreendedorismo, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade.
Uma experiência única
Criamos um ambiente inspirador, motivador e de partilha para os 200 jovens oriundos de várias áreas de formação académica, recorrendo a especialistas, parceiros institucionais, oradores vindos do mundo empresarial e académico, testemunhos de ex-estagiários do Inov Contacto.
Partilha de conhecimento
Integram o programa do Campus palestras, workshops, momentos casuais de partilha de experiência sobre os estágios e países, e ainda momentos de "hands on" de aprendizagem de metodologias e ferramentas, como design thinking, mindfulness, que ajudam a lidar com um mundo complexo
Faz ainda parte desta formação um conjunto de conteúdos práticos relativamente ao estágio, como informações breves sobre o país de destino, apresentação das plataformas tecnológicas do estágio, informação sobre os seguros.
Faz parte desta formação o desenvolvimento de um trabalho de grupo. Os estagiários de 25ª edição foram desafiados a criarem um produto ou serviço com vista à preservação do Oceano (ODS 14) e apresentado num video-pitch com o máximo de dois minutos, tendo como metodologia o Design Thinking. Hempiatom foi o vencedor, realizado pelo grupo "Ecossistema".