De acordo com a Green Savers, o B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul foi convidado para European Aquaculture Technology and Innovation Platform (EATIP). Este convite “marca um passo significativo para o B2E CoLAB e para Portugal, na promoção da inovação e desenvolvimento sustentável do setor da bioeconomia azul”, lê-se em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a EATIP é uma plataforma de referência a nível europeu que reúne especialistas, instituições de investigação, empresas e organizações governamentais em prol do desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura na Europa. A sua missão é fortalecer a relação entre a aquacultura e os consumidores, assegurar uma indústria aquícola sustentável e consolidar o papel da aquacultura na sociedade, nomeadamente como fonte crucial de alimentos, geradora de empregos e de desenvolvimento económico.
A integração do B2E CoLAB na EATIP proporciona uma oportunidade única para partilhar conhecimentos, participar em projetos conjuntos e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da aquacultura.
Ao conectar ciência, educação, inovação e negócios, o B2E CoLAB desempenha um papel fundamental na promoção da bioeconomia azul em Portugal e na Europa.
O B2E CoLAB é a Plataforma Espelho da EATIP em Portugal, ao representar múltiplos stakeholders orientados para a indústria da aquacultura e ao desempenhar um papel crucial na implementação de atividades estratégicas de investigação e inovação a nível regional/nacional, facilitando a recolha de conhecimentos, opiniões e prioridades desses stakeholders.
Além disso, Portugal está representado por dois associados do B2E CoLAB: a Sparos, no setor empresarial, e o CIIMAR, nos centros de investigação.
“É com grande entusiasmo e compromisso com a inovação e competitividade na Europa que o B2E CoLAB se junta à EATIP como membro ativo. Esta parceria solidifica a nossa dedicação em promover a inovação, a transferência de conhecimentos e o avanço da bioeconomia azul”, refere Maria Coelho, coordenadora do B2E CoLAB.