O turismo do Algarve arranca 2026 com uma agenda preenchida no que diz respeito a ações promocionais em mercados internacionais. Até início de fevereiro estão previstas 13 ações promocionais em oito mercados considerados pela região portuguesa como estratégicos.
A primeira acontece entre 7 e 8 de janeiro, decorre nos Países Baixos, através da participação na feira Vakantiebeurs, com o sol e mar como foco principal.
“Esta participação terá um foco particular nos dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor, privilegiando o contacto direto com operadores e agentes de viagens, a quem será dada a conhecer a diversidade da oferta do Algarve, mostrando que o destino é capaz de dar resposta às motivações de todo o tipo de turistas durante o ano inteiro, e reforçando relações comerciais num mercado estratégico para a região”, salienta o Turismo do Algarve.
Segue-se a participação na London Adventure Travel Show, a 10 e 11 de janeiro, com o setor da natureza em evidência.
“O Turismo do Algarve marca presença, em conjunto com associados da ATA, no London Adventure Travel Show, o maior evento no Reino Unido focado em turismo de aventura, que reúne alguns dos mais importantes operadores e agentes de viagens especializados em caminhadas, ciclismo, viagens individuais e culturais, entre outras experiências ao ar livre. Este ano o evento inclui uma nova área de ciclismo de aventura (“Gravel & Adventure Bike Expo”), o que irá reforçar a diversidade de públicos e nichos de mercado presentes. Esta participação permitirá posicionar o Algarve junto de um segmento crescente de viajantes que procuram experiências ativas, autênticas e sustentáveis, em contacto direto com a natureza”, salienta o Turismo do Algarve.
Segue-se a participação na Ferien-Messe Wien, na Áustria, entre 15 e 18 de janeiro, com o sol e mar em destaque. “A participação neste evento tem como objetivo não só promover a diversidade da oferta do destino junto dos visitantes austríacos, mas também fomentar novas parcerias comerciais relevantes, posicionando o Algarve como uma escolha atrativa para diferentes estilos de viagem”, diz a entidade de promoção.
A 15 e 18 de janeiro o Turismo do Algarve está na Matka Nordic Travel, com o sol e mar a serem promovidos. “Nesta edição, o Turismo do Algarve, em conjunto com o Turismo de Portugal e as agências regionais do Alentejo e Madeira, fará uma apresentação do destino em palco, destinada ao público geral, com o objetivo de aumentar a notoriedade da região num mercado com elevado potencial de crescimento. O primeiro dia da feira será exclusivamente dedicado a profissionais do setor, enquanto os restantes dias estarão abertos a todo o tipo de público, proporcionando maior visibilidade à oferta turística do destino”, salienta a entidade turística algarvia.
Entre 17 e 19 de janeiro a entidade de promoção do turismo algarvio estará representada na CMT Fahrrad&Wanderreisen, que se realiza na Alemanha, promovendo o sol e mar. “Este evento, inteiramente dedicado ao turismo ativo, reúne operadores, agentes de viagens e público especializado em caminhadas e ciclismo, permitindo ao Algarve posicionar-se junto de um segmento que valoriza as experiências ao ar livre e o contacto com a natureza. A ação reforça a estratégia de captação de fluxos turísticos fora da época alta, contribuindo para a redução da sazonalidade”, refere o Turismo do Algarve.
Entre 15 e 25 de janeiro o Turismo do Algarve estará na Alemanha através do Boot Düsseldorf, e terá como foco o turismo náutico. A participação será feita em conjunto com as estações náuticas de Vilamoura e Portimão, o que permitirá promover o potencial da região no segmento do turismo náutico junto de um público altamente especializado e internacional, destacando a qualidade das infraestruturas e a diversidade de atividades relacionadas com o mar que o destino proporciona”, explica a entidade de promoção turística algarvia.
Ainda na Alemanha, o Turismo do Algarve estará entre 17 a 25 de janeiro na CMT, promovendo o sol e mar da região portuguesa. “Este evento será mais uma oportunidade para promover a oferta da região e reforçar o seu posicionamento como destino privilegiado para os amantes de ar livre. Sol e temperaturas amenas ao longo de todo o ano, paisagens naturais deslumbrantes e uma vasta diversidade de atividades em contacto com a natureza serão os destaques da presença algarvia”, diz a entidade de promoção turística.
Entre 20 a 23 de janeiro o Turismo do Algarve estará nos Estados Unidos, promovendo o golf, através do evento PGA of America Show. “Este é um evento de referência onde são apresentadas as mais recentes novidades, equipamentos, tecnologias e tendências do setor. A edição de 2025 contou com mais de 33 mil participantes, consolidando-se como o principal ponto de encontro global para networking. A participação do Algarve reforça o seu posicionamento como um dos destinos de golfe mais reconhecidos a nível internacional”, explica a entidade de promoção da região algarvia.
A 21 e 25 de janeiro o Turismo de Portugal estará na FITUR, que se realiza em Madrid, outra vez tendo como foco o sol e mar. “A presença do Algarve na FITUR, em Madrid, reveste-se de carácter estratégico pela localização e pela importância que este evento assume na promoção da conetividade e da cooperação entre profissionais do turismo. Para além da divulgação da oferta do destino, o Turismo do Algarve irá utilizar o palco desta feira para reforçar relações com companhias aéreas e operadores turísticos, bem como para acompanhar as principais tendências do setor para 2026”, salienta a entidade de promoção turística.
A 22 de janeiro o Turismo do Algarve estará na Irlanda, através da Irish Travel Industry, promovendo o seu sol e mar. “Fazendo-se acompanhar de alguns associados da ATA, esta será uma oportunidade relevante para reforçar a ligação do Algarve ao mercado irlandês – um dos mais relevantes para a região – e para proporcionar um importante momento de networking com operadores turísticos e jornalistas especializados”, diz o Turismo do Algarve.
Entre 23 e 25 de janeiro realiza-se a Holiday World Show, na Irlanda, como o turismo do Algarve a promover o seu sol e mar. “No Holiday World Show, um evento de referência para o mercado irlandês, o Turismo do Algarve vai ter um espaço dedicado à promoção da diversidade da oferta turística da região. Esta presença, em Dublin, será uma oportunidade para inspirar e captar a atenção dos participantes e para consolidar a posição do Algarve como um dos destinos preferidos dos viajantes irlandeses”, refere a entidade de promoção turística.
Entre 29 de janeiro e 1 de fevereiro o Turismo do Algarve marca presença na FESPO, que se realiza na Suíça, tentando promover o seu sol e mar. “A presença neste evento permitirá apresentar o Algarve como um destino versátil e de qualidade, capaz de proporcionar experiências diferenciadas ao longo de todo o ano, junto de um mercado exigente e com elevado poder de compra”, salienta a entidade de promoção algarvia.
Entre 29 de janeiro e de 2 de fevereiro o Turismo do Algarve estará representado na Press Trip Woman & Home, que se realizada no Reino Unido, promovendo o setor das caminhadas. O programa da visita inclui a participação no 2.º Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe, proporcionando uma experiência autêntica do produto. Com uma circulação de 175 mil exemplares e 2,4 milhões de visitantes online, esta publicação irá proporcionar uma elevada visibilidade ao destino junto do público britânico interessado em turismo de natureza e atividades ao ar livre”, refere o Turismo do Algarve.
Algarve aposta em mercados estratégicos
“Começamos 2026 cheios de energia, com uma programação intensa de ações de promoção, que coloca o Algarve em contacto direto com oito dos seus mercados mais estratégicos. Ao longo de janeiro, estaremos presentes em algumas das maiores feiras de turismo do mundo, mas também em eventos altamente especializados, seguindo uma agenda que reflete a diversidade da oferta do destino e a importância de uma presença ativa junto de diferentes públicos e segmentos”, referiu o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes.
“A aposta nas experiências ao ar livre é particularmente evidente neste início de ano. Caminhadas, ciclismo e atividades na natureza assumem um papel central em várias das ações previstas, acompanhando uma procura crescente por produtos que valorizam aquilo que distingue o Algarve: um clima ameno ao longo de todo o ano, paisagens naturais únicas e uma oferta cada vez mais estruturada e qualificada”, acrescentou André Gomes.
“Paralelamente, continuamos a investir na proximidade com os mercados e no apoio às empresas da região, promovendo o Algarve em estreita articulação com os nossos associados e criando oportunidades de contacto direto com operadores, agentes de viagens, media e decisores internacionais. O dinamismo deste mês de janeiro dá o tom para o ano que agora começa. Ao longo de 2026, continuaremos determinados em consolidar o Algarve como um destino versátil, autêntico e competitivo, capaz de atrair visitantes ao longo do ano e de contribuir para um desenvolvimento equilibrado e sustentado da região”, reforça o presidente do Turismo do Algarve.