Nvidia, Apple, Google, Microsoft, Amazon são as empresas que lideram o top 5 das mais valiosas do mundo. Todas elas valem acima dos 2 biliões de dólares. No total, são onze as companhias que já ultrapassaram a barreira dos biliões de dólares (triilions, na métrica internacional), batendo recordes de valorização.
A Nvidia tem sido a estrela da bolsa mundial nos últimos dois anos. A empresa de semicondutores foi a primeira empresa a ultrapassar os cinco biliões de dólares, o que aconteceu no final do mês de outubro do ano passado, tendo, entretanto, voltado a cair para a casa dos 4 biliões. No dia 2 de janeiro de 2026, a empresa valia 4,5 biliões de euros (cerca de 3,873 biliões de euros), seguindo em primeira posição das mais valiosas do mundo. Jensen Huang, fundador e CEO, é um dos 10 homens mais ricos do mundo – estava em oitava posição com uma fortuna de 162,8 mil milhões de dólares (cerca de 139 mil milhões de euros).
A segunda classificada da lista, a tecnológica Apple, foi a primeira a ultrapassar a meta dos 4 biliões de dólares, mas está agora bem abaixo do valor da Nvidia, ficando-se pelos 4,034 biliões de dólares (cerca de 3,44 biliões de euros). Segue-se a Alphabet, dona da Google, com uma capitalização bolsista de 3,788 biliões de dólares (cerca de 3,23 biliões de euros), e em quarta posição a Microsoft, avaliada pelo mercado em 3,594 biliões de dólares (cerca de 3 biliões de euros). O sexto lugar pertence à Meta Platforms, dona do Facebook, com um valor de 1,663 biliões de dólares (1, 418 biliões de euros) e a sétima posição do ranking vai para a fabricante de semicondutores de San Jose, na Califórnia, com 1,640 biliões de dólares (1,399 biliões de euros).
As sete primeiras são todas norte-americanas, sendo que a primeira que surge na lista fora deste território é a fabricante de semicondutores, a TSMC, oriunda da Ilha Formosa (Taiwan). Esta e a Saudi Aramco, a petrolífera da Arábia Saudita, que vale 1,56 biliões de dólares (1,313 biliões de euros) são as únicas empresas do top não americanas. Segue-se a Tesla, que vale 1,4 biliões de dólares (1,27 biliões de euros) e a Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, avaliada em 1,084 biliões de dólares (cerca de 924 mil milhões de euros). Juntas, as onze companhias mais valiosas valem qualquer coisa como 27,42 biliões de dólares (cerca de 23,4 biliões de euros).
Voltar
Empresas
As 11 empresas mais valiosas do mundo no arranque do novo ano
Nvidia, Apple, Google, Microsoft, Amazon são as empresas que lideram.
Forbes
05/01/2026
Imprensa Nacional