A Sérvia conta com uma população de cerca de 6,6 milhões de habitantes e o PIB per capita estimado é de 13 440 USD em 2024, segundo dados da EIU – The Economist Intelligence Unit.
Trata-se de um país dos Balcãs, candidato à adesão à União Europeia. Estima-se que o setor dos serviços tenha representado 54,3% do PIB em 2024, seguindo-se a indústria (40,6%) e a agricultura (5,1%). Ao nível industrial, são de referir, entre outros, o setor automóvel, os metais básicos, o mobiliário, o processamento de alimentos, as máquinas, os produtos químicos, o açúcar, o vestuário e os produtos farmacêuticos.
O crescimento estimado do produto interno bruto é de 3,8% em 2024, valor semelhante ao registado em 2023. Prevê-se um crescimento do PIB de 4,2% para 2025. Perspetiva-se que a taxa de inflação possa diminuir para 3,9% em 2025.
Com a inflação a diminuir gradualmente e o comércio de retalho a recuperar significativamente, o consumo das famílias poderá ser um forte impulsionador do crescimento económico no curto e médio prazo. O crescimento sólido do emprego deverá contribuir para uma melhoria do rendimento das famílias. Espera-se que um forte crescimento real dos salários e das pensões possa impulsionar as despesas do consumidor.