Com interesse para as marcas de restauração portuguesas e para as agroindustrias exportadoras-
Segundo o mais recente relatório How India Eats, elaborado por How India Eats – Kearney (2026) o canal HoReCa na Índia está numa trajetória de crescimento substancial, projetando ultrapassar US$125 mil milhões até 2030.
O estudo, agora na sua segunda edição, revela uma transformação profunda nos hábitos de consumo e no perfil do mercado indiano, impulsionada por fatores como o aumento de rendimentos, forte adopção digital e preferência crescente por conveniência.
Destaques principais do relatório:
- O segmento organizado — liderado por cloud kitchens, restaurantes de serviço rápido e cadeias de cafés — deverá crescer duas vezes mais rápido que o sector não organizado e representar mais de 60 % do crescimento total.
- O contributo dos serviços alimentares para o PIB indiano encontra-se em 1,9 %, ainda abaixo de países como a China (5 %) e Brasil (6 %), sinalizando um amplo potencial de expansão.
- Comportamentos do consumidor estão a evoluir: consumo de novas cozinhas cresceu cerca de 20 % por cliente, e o número de restaurantes pedidos aumentou 30 %.
- Há simultânea valorização de opções indulgentes e escolhas saudáveis, com as encomendas tardias (além das 23h) a crescerem quase 3 vezes mais rápido do que o jantar padrão.
O relatório How India Eats não só sublinha a robustez do mercado alimentar indiano, como também identifica tendências de consumo que oferecem oportunidades significativas para empresas internacionais de alimentos, bebidas e serviços relacionados — especialmente aquelas capazes de alinhar inovação, preferências regionais e conveniência digital.